"Belle Toujours" candidato a prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu

| Cultura

Belle Toujours" é uma homenagem de Manoel de Oliveira ao realizador Luís Buñuel e ao argumentista Jean-Claude Carrière
|

O filme "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira, é um dos três candidatos ao Prémio Lux de Cinema, que será atribuído este ano pela primeira vez pelo Parlamento Europeu ao melhor filme de produção europeia.

"Belle Toujours" disputa o prémio com "4 Meses, 3 Semanas e 2 dias", do romeno Cristian Mungiu, Palma d´Ouro no Festival de Cannes de 2007, e "Auf der Anderen Seite", do cineasta alemão de origem turca Fatih Akin.

Visto em Portugal por cerca de 3.600 espectadores, "Belle Toujours" é uma homenagem de Manoel de Oliveira, de 98 anos, ao realizador Luís Buñuel e ao argumentista Jean-Claude Carrière, que assinaram "Belle de Jour".

Quarenta anos depois da estreia do filme de Buñuel, "Belle Toujours" retoma duas personagens da história passada em Paris: Henri Husson e Séverine Serizy, que neste filme são interpretados por Michel e Bulle Ogier. Catherine Deneuve foi a protagonista do original "Belle de Jour".

"4 Meses, 3 Semanas e 2 dias", que se estreia em Portugal em Novembro, é um retrato da Roménia durante o regime comunista de Ceaucescu, à luz da história de uma rapariga que tenta fazer um aborto clandestino.

Já "Auf der Anderen Seite/The Edge of Heaven", de Fatih Akin, tem como pano de fundo as diferenças culturais entre turcos e alemães, acompanhando a vida de seis personagens de uma comunidade turca na Alemanha.

Estes três filmes foram seleccionados por um júri europeu, do qual fez parte o director do IndieLisboa, Rui Pereira.

Com o objectivo de facilitar a circulação do cinema europeu no espaço comunitário, o prémio, no valor de 90 mil euros, pretende distinguir um filme que difunda "a construção europeia ou a diversidade de culturas", refere o Parlamento Europeu.

O vencedor será escolhido pelos 785 deputados do Parlamento Europeu, que visionarão os três filmes candidatos entre 01 e 18 de Outubro, em Bruxelas.

O prémio Lux de Cinema, criado no âmbito dos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma, será entregue ao cineasta vencedor pelo presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pottering, na sessão plenária de 22 a 25 de Outubro, em Estrasburgo.


A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.