Cidade da Praia associa-se a centenas de capitais do mundo e acolhe festival Grito Rock

por Lusa

Cidade da Praia, 23 fev (Lusa) - A capital de Cabo Verde volta a associar-se a centenas de cidades do mundo e acolhe, em março, a terceira edição do festival Grito Rock, iniciativa que tem por objetivo promover o intercâmbio musical e as músicas independentes.

Em comunicado, organização do Grito Rock Praia 2015 indicou que o festival vai acontecer de 12 a 21 de março e que o programa de dez dias incluirá, entre outras atividades, espetáculos musicais, palestras e `workshops`.

Segundo a organização, o "ponto alto" será no dia 14 de março, com a atuação de 10 bandas musicais, sendo seis da Cidade da Praia, uma do Tarrafal de Santiago, outra da Cidade do Mindelo e duas do Brasil.

O festival, que pretende promover os jovens artistas cabo-verdianos que não têm oportunidade de participar noutros festivais realizados no país, vai decorrer na Pracinha da Escola Grande, no Plateau, centro histórico da Cidade da Praia.

O Grito Rock, que acontece desde o dia 10 de fevereiro em várias cidades capitais do mundo e prolonga-se até 20 de abril, já vai na sua 13.ª edição mundial.

É considerado o maior festival integrado da América Latina e este ano ganha a proporção global, conectando cinco continentes e mais de 400 cidades, em mais de 40 países, em simultâneo.

O evento foi criado no Brasil, em 2002, como alternativa ao Carnaval tradicional e, desde 2005, vem sendo produzido em colaboração, nos diferentes países.

Além da América Latina, mais países da Europa, Oceânia, África, representada por Cabo Verde, estão presentes no programa do festival, promovendo a festa da música e o intercâmbio entre artistas de diferentes cidades e países.

Cabo Verde aderiu à iniciativa em 2013, com a participação da Banda Primitive, no festival Grito Rock, em quatro cidades do Ceará/Brasil.

Nesse ano, ainda que de forma tímida, os elementos da banda realizaram a primeira edição do festival na cidade da Praia, denominado Grito Rock Praia.

Em 2014, a segunda edição teve uma dimensão maior, juntando dez bandas de música alternativa da Cidade da Praia e de São Vicente.

Tópicos
pub