Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Editoras europeias e americanas acusam Amazon de chantagem

por RTP
Armazém da Amazon Ralph D. Freso, Reuters

É uma guerra em várias frentes e contra vários inimigos ao mesmo tempo. A Amazon é acusada de práticas de cartel na Alemanha, em França, nos Estados Unidos. Editoras de todo o mundo queixam-se de “chantagem” e de ambições monopolistas da Amazon, com efeitos destrutivos para a indústria.

Um dos pomos da discórdia tem que ver com os métodos da Amazon. Sempre que pretende obter cedências negociais dos seus interlocutores, levanta dificuldades à distribuição dos seus produtos. Livros, DVDs e e-books passam a surgir no seu site como "não disponíveis", ou a ser entregues com atrasos extremamente longos.Queixas à autoridade alemã da concorrênciaSegundo Der Spiegel, a associação alemã do comércio livreiro denunciou, nomeadamente, a chantagem de Amazon sobre as editoras do grupo Bonnier. A associação apresentou queixa à autoridade alemã da concorrência, que deve vigiar e reprimir as práticas de cartel.

Segundo o teor da queixa, várias editoras do grupo Bonnier, algumas delas com larga tradição no panorama livreira alemão (Ullstein, Piper, Carlsen), têm sofrido fortes pressões da Amazon para baixarem substancialmente os preços dos seus livros eletrónicos.

Outras editoras têm vindo a ser pressionadas para entregarem os seus títulos à Amazon com descontos muitos superiores aos habituais 30 por cento: 40, 50 por cento. Quando não aceitam fazê-lo, esses títulos começam a aparecer aos leitores interessados com a indicação "Não disponível", ou então a ser distribuídos com prazos de entrega muito longos e potencialmente dissuasores da compra.

Segundo o director da associação alemã do ramo, Alexander Skipis, "o procedimento negocial da Amazon não tem apenas consequências sobre as editoras em causa, mas representa também um perigo para todos os fornecedores e vendedores de e-books na Alemanha". E acrescentou que "pedimos à Autoridade Federal da Concorrência que leve a cabo as suas investigações e refreie as práticas da Amazon".
Guerra nos EUA contra a Warner e a HachetteNos Estados Unidos, a metodologia da Amazon incendiou os ânimos de vários operadores do mercado do livro e do filme. A Warner Brothers queixou-se de ter sofrido o boicote da Amazon à distribuição de filmes como “The Lego Movie,” “300: Rise of an Empire”, “Winter’s Tale” e “Transcendence”.

E a editora francesa Hachette, rica de pergaminhos e tradições, queixou-se, segundo o New York Times, de sofrer pressões que vão desde as demoras na entrega até à recusa pura e simples de distribuir os seus livros.

Em todo o caso, a Hachette não se encolheu neste braço de ferro, não cedeu à Amazon as margens que esta reclamava, e avançou mesmo, no terreno do adversário, para a provável compra de uma editora norte-americana, Perseus, que aumentará o seu grau de internacionalização e a sua capacidade para resistir às pressões da Amazon, apesar de tudo um potentado no ramo que não perderá a sua primazia devido a este movimento de concentração promovido pela Hachette.

Mais do que a concentração de capitais para fazer face à Amazon, o que é visto como potencialmente perigoso para esta é o próprio instrumento de luta escolhido: segundo comentário inserto no New York Times, ao recusar-se a distribuir livros ou filmes procurados pelo público, a Amazon está a dizer a esse público que procure tais produtos noutros lado. É a própria Amazon a minar as suas pretensões monopolistas ao nível da distribuição.

pub