Exposição sobre armas e artefactos de Portugal, Timor e Goa no CCB

por Agência LUSA

Uma exposição temática intitulada "1613 Armas e Artefactos de Portugal, Timor e Goa", com mais de quarenta peças da época cedid as por museus e coleccionadores privados, abre quarta-feira no Centro Cultural d e Belém (CCB), em Lisboa.

Concebida pelo escritor Pedro Vasconcelos, a mostra é baseada no livro "1613", editado pela Oficina do Livro no final do ano passado, e visa despertar o gosto pela história, sobretudo a dos territórios descobertos pelos portugueses e da influência da cultura lusa nos povos locais.

Mais de quarenta peças do século XVII foram reunidas pelo autor, cedida s pelo Museu Nacional do Traje, Museu da Marinha, pela Sociedade de Geografia de Lisboa e por um grupo de coleccionadores etnográficos privados.

O livro "1613", já em terceira edição, relata a história de um amor pro ibido no mundo exótico e cruel do império português das Índias, descrevendo duel os, traições e intrigas num ambiente mágico e de cultos místicos locais.

Trata-se da primeira de um projecto de quatro obras cujo enredo se vai repartindo, resultado das investigações históricas e das viagens realizadas pelo autor a Timor e à Índia.

Pedro Vasconcelos nasceu em Lisboa a 07 de Novembro de 1961, tendo vivi do em Paris, Belgrado, Timor e no Zaire. É nas suas viagens que encontra inspira ção para escrever e criar exposições de artigos etnográficos.

A inauguração da exposição está marcada para as 18:00 de quarta-feira n a Sala Laman do CCB.

pub