Festas de São João na Figueira da Foz mudam-se do Relógio para a praia do Forte

por Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 04 jun (Lusa) - As festividades de São João, na Figueira da Foz, deixam este ano o areal do Relógio e passam a estar concentradas na praia do Forte, junto à foz do rio Mondego, anunciou hoje a autarquia.

Em declarações aos jornalistas durante a apresentação da edição 2015 das Festas da Cidade, que decorre de 19 de junho a 06 de julho, o presidente da autarquia, João Ataíde, afirmou que o Banho Santo vai decorrer, a exemplo das tradicionais fogueiras, "pela primeira vez", na praia do Forte, situada entre os molhes norte e interior norte do porto da Figueira da Foz.

"Dá-nos mais segurança e [a festa] é mais fácil de montar. É mais seguro e mais confortável", afirmou o autarca.

De acordo com informação disponibilizada pela autarquia, o programa da noite de São João tem início às 22:00 com desfile de marchas populares e um percurso alterado relativamente a anos anteriores: começa a meio da avenida 25 de abril, junto à Piscina Mar e percorre aquela artéria e parte da avenida de Espanha, com passagem pela zona do pavilhão multiusos, terminando na Praça do Forte de Santa Catarina.

São esperados cerca de 750 participantes, distribuídos por 10 marchas, sete das quais a concurso oriundas do concelho da Figueira da Foz, e três convidadas, dos municípios de Oliveira do Hospital, Soure e Montemor-o-Velho.

Após o desfile, decorre o espetáculo piromusical, com 10 minutos de fogo-de-artifício lançado a partir do molhe interior sul, localizado na margem esquerda do rio Mondego, seguindo-se animação musical com dj convidados na praia do Forte.

Antes da noite de São João, a 20 de junho, às 22:00, decorre um concerto de José Cid, com entrada livre, na Praça do Forte.

Questionado se José Cid é uma espécie de "artista residente" da Figueira da Foz, dado ser o terceiro concerto em três anos, João Ataíde classificou o músico e cantor como "o artista regional e local" que dá "mais garantias de se fazer uma grande festa".

Do programa hoje apresentado consta ainda, entre outras iniciativas, uma cerimónia de entrega de distinções honoríficas (24 de junho, a partir das 11:30, no Centro de Artes e Espetáculos), que visa distinguir 98 entidades e pessoas, desde funcionários do município, personalidades da Figueira da Foz e empresas.

A 28 de junho decorre, no rio Mondego, em frente à praça da Europa e doca de recreio, a 1.ª Regata + Louca do Mondego, iniciativa do Agrupamento 235 de Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz, competição destinada a embarcações artesanais construídas pelos próprios participantes e aberta à população em geral.

As Festas da Cidade 2015 contam com um orçamento de cerca de 80 mil euros (mais 30 mil do que em 2014): "Já passámos o período mais difícil [de contenção financeira]", frisou João Ataíde, explicando que a autarquia reforçou o investimento no espetáculo de fogo de artifício e na comparticipação às sete marchas a concurso, que recebem quatro mil euros cada.

Tópicos
pub