Filme "Porto", do brasileiro Gabe Klinger, integra competição de San Sebastian

por Lusa

A longa-metragem "Porto", do realizador brasileiro Gabe Klinger, rodado em 2015, no Porto, coproduzido por Portugal, foi selecionado para uma das competições do festival de cinema de San Sebastian, em Espanha, anunciou a organização.

O festival, que decorrerá em setembro, anunciou hoje a seleção de filmes para a competição dedicada a primeiras obras de realizadores em início de carreira.

Entre os 14 selecionados está o brasileiro Gabe Klinger, 34 anos, com a longa-metragem "Porto", filmada naquela cidade, em 2015, com os atores Lucie Lucas e Anton Yelchin, que morreu no passado mês de junho.

O filme, que chegou a ter por título "Porto, mon amour", tem produção executiva de Jim Jarmush, coprodução de Rodrigo Areias e apoio financeiro de 75 mil euros da autarquia portuense, que decidiu, pela primeira vez, investir em cinema como forma de promover a cidade.

Em fevereiro de 2015, numa apresentação à imprensa durante a rodagem no Porto, Gabe Klinger afirmou que este é um filme "sobre personagens que exploram a arqueologia do tempo nas suas vidas" e que o Porto "permite esta exploração do tempo".

O realizador explicou que inicialmente tinha pensado fazer o filme em Atenas, mas acabou por não sentir "conexão com a cultura grega". No Porto, o trabalho ficou "muito facilitado, porque é só pôr a câmara e a cidade comunica".

"Creio que temos aqui um filão por explorar e começamos a explorá-lo com este filme. O Porto é uma cidade mágica", afirmou o presidente da câmara, Rui Moreira, na mesma ocasião.

Na altura, o ator russo Anton Yelchin destacou a "profunda presença do tempo e da sua mudança" no Porto, e admitiu o amor pela comida portuguesa.

Gabe Klinger, nascido em 1982, em São Paulo, assina aqui a segunda longa-metragem de carreira, depois de ter feito o documentário "Jogo Duplo: James Benning e Richard Linklater", premiado em 2013, no festival de Veneza.

A 64.ª edição do festival de cinema de San Sebastian decorrerá de 16 a 24 de setembro, e o "Prémio Novos Realizadores", uma das várias categorias competitivas, tem um valor monetário de 50 mil euros.

 

Tópicos
pub