Livro "Tiago, o colecionador-quase-nuvem" vence Prémio Branquinho da Fonseca

por Lusa

O Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian é entregue na próxima terça-feira à obra "Tiago, o colecionador-quase-nuvem", de Vanessa Mendes Martins, ilustrado por Marta Madureira, foi hoje divulgado.

A obra, no formato 19X24 centímetros, foi editada pela Abysmo, tem cerca de 48 páginas, além de "um pequeno caderno extra, para ser completado pelos pequenos leitores", disse à Lusa fonte editorial.

"A narrativa cuidada e cheia de detalhe da Vanessa Martins é servida pelas ilustrações fluidas e elegantes da Marta Madureira", disse a mesma fonte à Lusa, que adiantou a sinopse da obra: "Desde malmequeres que são aldeias minúsculas até velas ginastas, o Tiago saltita por entre as suas criações. Até que, por entre amores e amuos, o tio lhe revela a importância de colecionar. Começa assim a aventura de um cabeça no ar, quase nuvem, na descoberta da coleção perfeita".

O Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian, no valor de 5.000 euros, é entregue na terça-feira, pelas 18:00, no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Vanessa Martins nasceu em 1986, na Covilhã, na Beira Baixa, é licenciada em Filosofia, na Universidade da Beira Interior, e atualmente realiza oficinas de filosofia para crianças.

Em 2009 concluiu o mestrado em Ética e Política, dois anos mais tarde, concluiu o mestrado de Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e, nesse mesmo ano, começou a sua carreira docente na ilha do Faial, nos Açores, que prosseguiu no continente. Atualmente, é doutoranda pela Universidade da Beira Interior, trabalhando a problemática da intersubjetividade na relação entre filosofia e literatura de Jean-Paul Sartre.

Marta Madureira nasceu no Porto em 1977, é designer de comunicação e ilustradora, disciplinas que leciona no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, no Minho, na licenciatura de Design Gráfico e no mestrado de Ilustração e Animação.

A ilustradora, entre outros, recebeu o Prémio Jovens Criadores na Bienal de Nápoles, em Itália, em 2005, Menção Especial Prémio Nacional de Ilustração, em 2010 e, em 2011, o 1.º Prémio - 3x3 Magazine of Contemporary Illustration 2012.

Marta Madureira conta com cerca de 20 livros ilustrados, com textos de Álvaro Magalhães, Vergílio Alberto Vieira, Manuel António Pina, Adélia Carvalho, José Vaz, Ana Luísa Amaral, entre outros, sendo autora e realizadora da série de animação "As máquinas de Maria". Com Adélia Carvalho fundou a editora Tcharan.

Tópicos
pub