Ministro da Cultura quer compensar corte de verbas previsto na DGArtes

por Lusa

Lisboa, 26 fev (Lusa) -- O ministro da Cultura, João Soares, afirmou hoje que poderá recorrer ao Fundo de Fomento Cultural para reforçar as verbas da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que sofre um corte financeiro na proposta de Orçamento do Estado para 2016.

Na DGArtes, "é verdade que, no orçamento, há um valor inferior em relação ao que foi executado no ano passado". "Vamos reforçar as verbas e espero abrir os concursos na DGArtes antes do que alguma vez abriram, em mandatos anteriores, e espero que com valores ligeiramente acrescidos", afirmou o ministro da Cultura na Assembleia da República.

Mesmo dizendo que não gosta de "promessas calendarizadas", João Soares espera que, "no mês de março, as coisas sejam diferentes", aludindo ao plano de concursos da DGArtes.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016, a DGArtes terá 16,2 milhões de euros, um valor inferior, comparado tanto com a proposta de OE de 2015 (16,3 ME), como com o orçamento executado naquele ano (17,8 ME).

O ministro da Cultura afirmou ainda que está a ser trabalhada uma "afinação dos regulamentos da DGArtes, dialogando com os agentes artísticos".

"Queremos chegar a uma melhoria substancial que não seja só conversa", disse.

A propósito dos apoios às artes, João Soares afirmou-se comovido com as condições de trabalho que disse ter encontrado, por exemplo, no Teatro Lethes, em Faro, e na Comuna - Teatro de Pesquisa, em Lisboa.

"Até por razões de pudor pessoal, estamos apostadíssimos em encontrar soluções para isto e vamos usar dos poucos recursos que temos, para que estas vergonhas não continuem a acontecer infelizmente um pouco por todo o país", sublinhou.

Tópicos
pub