Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu Bud Spencer

por RTP
DR

Um dos "durões" do cinema, celebrizado no duo com Terence Hill, morreu hoje. Bud Spencer, ou Carlo Pedersoli de seu nome de baptismo, tinha nacionalidade italiana e chegou aos 86 anos.

Nascera em 1929 numa família de classe média desafogada, que fugiu do fascismo e foi viver no Brasil. Foi nadador olímpico, recordista italiano nos 100 metros bruços e membro da selecção italiana de pólo aquático. Era simpatizante do Partido Comunista Italiano, e afastou-se dele quando visitou a URSS, em representação da Itália numa competição de pólo aquático.

Aos 27 anos trabalhou durante três anos como operário, na construção de estradas, na Amazónia venezuelana. Voltou depois a Roma, para estudar Direito, com classificações brilhantes. Mas dispersava-se na invenção de aparatos excêntricos, como uma escova de dentes com dentífrico integrado e uma bengala com uma cadeira acoplada.

Depois tornou-se actor e foi famoso em vários westerns e filmes policiais, em que aparecia como o "inspector Martelada" - alusão aos seus punhos demolidores. Foi contratado para westerns norte-americanos sem saber inglês e sem saber montar a cavalo - apesar de tudo, escolhido graças à sua corpulência, que era a característica requerida no casting do primeiro filme em que entrou. Com Terence Hill (na foto),  contracenou no western "Trinitá, cowboy insolente". O seu parceiro, também italiano, chamava-se na realidade Mario Girotti.

Em 1967 teve de adoptar um nome anglófono e decidiu-se por Bud Spencer: Bud a partir da cerveja Budweiser, a sua preferida; e Spencer em homenagem a Spencer Tracy, o seu actor preferido.

A notícia da morte de Carlo Pedersoli foi dada à imprensa pelo seu filho Giuseppe Pedersoli, que acrescentou ter o pai morrido serenamente e despedindo-se de todos com uma última palavra - "Obrigado". A família postou no facebook que "Bud voou para a sua próxima viagem".
pub