Museu da Casa da Moeda apresenta-se em plataforma digital

por Lusa

Redação, 13 jan (Lusa) -- O Museu da Casa da Moeda vai estar disponível ao público em www.museudacasadamoeda.pt a partir de segunda-feira, divulgando um espólio de mais de 35.000 moedas e 9.000 medalhas, disse à agência Lusa o seu diretor, Duarte Azinheira.

"O Museu Casa da Moeda é um projeto multidimensional, pois tem a sua expressão fundamental na Internet. Há depois um conjunto de tesouros numismáticos, os mais valiosos da nossa coleção, que estão disponíveis no Museu do Dinheiro [instalado em Lisboa, na ex-igreja de S. Julião], devidamente identificados, e depois terá, como aconteceu no passado, um conjunto de exposições temporárias na Casa da Moeda, em Lisboa", disse Duarte Azinheira.

As exposições temporárias acontecerão no `site` e, paralelamente, no átrio da Casa da Moeda, em Lisboa, na rua Dona Filipa de Vilhena, onde, na próxima segunda-feira, é apresentada esta plataforma museológica e inaugurada a exposição "Padrões de Poder".

A mostra trata-se de uma exposição de moedas respeitantes ao território árabe da Península Ibérica, compreendendo moedas cunhadas entre o século VIII e o XV, adiantou Duarte Azinheira.

"Esta exposição, da qual será editado um catálogo, é feita em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia. A ideia é fazer duas a três exposições anuais, sempre em parceria com outros museus, preferencialmente, da Rede Nacional de Museus", afirmou Duarte Azinheira.

O responsável referiu ainda que as exposições "estão preparadas para circularem pelo país", no sentido de atrair novos públicos e divulgar a cultura numismática.

O Museu da Casa da Moeda esteve aberto até à década de 1980, na Casa da Moeda, em Lisboa, e surge a partir de segunda-feira "numa versão multidimensional", disse Azinheira, que sublinhou as mais-valias do suporte digital.

O espólio do antigo museu está na caixa-forte da Casa da Moeda e só disponível para investigadores, saindo peças "sempre que se realizem exposições temporárias ou para empréstimos para outras exposições".

O ano passado, em parceria com a Fundação Casa de Bragança, realizou-se uma exposição, em duas fases, da coleção do rei D. Luís, que esteve patente na Casa da Moeda e também no paço Ducal, em Vila Viçosa, sede da fundação, no Alto Alentejo.

A inauguração do Museu do Dinheiro, em abril do ano passado, na ex-igreja de S. Julião, segundo traçado do arquiteto Gonçalo Byrne, que Duarte Azinheira qualificou como um "projeto de nível internacional", não justificava "a duplicação do esforço público, com a construção de um outro museu, neste caso, o da Casa da Moeda", que ali expõe alguns dos seus mais exemplares numismáticos mais valiosos.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda com este museu digital visa reativar o interesse pelas moedas de coleção, algo que tem estado a decrescer "não só em Portugal como na Europa", disse Duarte Azinheira, acrescentando que se têm procurado "novos suportes, novas matérias e novos temas", de modo a incentivar o gosto pela coleção numismática.

"Pareceu-nos que um museu que tivesse uma base digital era um museu mais adaptado aos tempos presentes e que nos permitia chegar a um público diferenciado, que podia não se interessar por uma apresentação tradicional da numismática", declarou o responsável.

Até ao final deste mês o museu digital irá disponibilizar 10.000 moedas fotografadas em alta definição, e anualmente este espólio irá sendo aumentado.

"Se se entrar no site, nota-se que se tem uma perspetiva das moedas que não era possível em termos físicos, de exposição tradicional. Foi incluída uma ferramenta que é uma lupa que permite ver a moeda ao pormenor, ou seja ver pormenores que num museu físico jamais se poderiam ver, e, no caso dos tesouros numismáticos, há uma informação relevante sobre cada um deles", disse.

O responsável referiu que o museu tem um plano editorial, uma valência de serviço educativo, e o "site" tem vários instrumentos didáticos que podem ser descarregados para diferentes atividades pedagógicas.

O Museu da Casa da Moeda além do espólio de 35.000 moedas e 9.000 medalhas, inclui diverso material bibliográfico e documental, sendo a sua conservadora Maria João Gaiato, que é também a responsável pelo respetivo arquivo histórico.

NL // TDI

Lusa/Fim

Tópicos
pub