Museu de Arte Antiga sublinha generosidade de milhares de portugueses

por Lusa

O diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, sublinhou hoje que o donativo da Fundação Aga Khan para a campanha de Domingos Sequeira, que será hoje entregue, "vem coroar o esforço de milhares de portugueses".

Contactado pela agência Lusa sobre o contributo de 200 mil euros que serão hoje formalmente entregues pela fundação no museu, em Lisboa, António Filipe Pimentel congratulou-se pelo donativo, lembrando a generosidade de muitos cidadãos do país a título individual.

"Este donativo vem coroar o esforço de milhares de portugueses que se têm mobilizado para adquirir esta obra-prima para o património nacional", vincou o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

Com a entrega daquele valor, a campanha de angariação de fundos para a compra do quadro de Domingos Sequeira "Adoração dos Magos", ultrapassa dois terços do valor total necessário para adquirir a obra, de 600 mil euros.

"É uma generosíssima contribuição, equivalente a um terço do valor da pintura, e cuja escala fala por si, feita em nome da Fundação Aga Khan e da comunidade ismaelita espalhada por todo o mundo, e também em Portugal, muitos deles cidadãos portugueses", comentou o diretor do MNAA.

Para o responsável, este contributo "é muito significativo e simbólico", e, "do ponto de vista pragmático, representa para o museu uma garantia de chegar com sucesso ao final da campanha, que é já no próximo dia 30 de abril".

"Serve de exemplo mobilizador, e, sobretudo no plano institucional, que tem sido claramente a zona mais débil da campanha. Há um evidente desequilíbrio entre as quase 10 milhares de contribuições da cidadania, e a contribuição mais tímida e lenta das instituições e das empresas", indicou.

António Filipe Pimentel disse que "há outros apoios prometidos e agora será mais rápido", recusando-se a adiantar quais, mas revelou que, na quinta-feira, o MNAA receberá mais um, desta vez da Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa.

Enalteceu a contribuição de várias juntas de freguesia, câmaras municipais e escolas do país, que têm aderido à campanha, cujo objetivo, além da compra da pintura, "também é pedagógico".

"Todos podemos ser mecenas e construir o património do futuro, aquilo que vamos deixar às gerações seguintes, para lá das crises circunstanciais", declarou.

A entrega formal do donativo da Fundação Aga Khan será feita numa sessão prevista para as 17:00 de hoje, pelo príncipe Amyn Aga Khan, ao ministro português da Cultura, João Soares, e ao diretor do MNAA.

A campanha, inédita em Portugal, decorre até abril, e o museu tem toda a informação disponível em sequeira.publico.pt.

Tópicos
pub