Pintor Jorge Lopes abre as portas ao público na "Noite & Nevoeiro" de Berlim

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Berlim, 31 Out (Lusa) - O pintor Jorge Lopes abre o seu atelier no sábado à noite ao público de Neukölln, aderindo assim à "NachtundNebel" (Noite&Nevoeiro), uma acção em que participam mais de 70 galerias e ateliers deste bairro berlinense.

No atelier, que Jorge Lopes divide com a sua namorada alemã, Viola Jacker, os visitantes, transportados gratuitamente por táxis entre os vários locais de exposições, poderão ver como trabalha o pintor natural de Tomar, radicado há dois anos em Berlim.

"Faço sobretudo quadros a partir de fotos que tirei na minha aldeia em Portugal, e também de coisas que fui vendo por aqui nos museus", explicou à Lusa Jorge Lopes, referindo-se à pintura que ele próprio classifica de abstracta.

A decisão de passar a residir em Berlim "não foi tomada por causa da pintura", como sucedeu com muitos outros artistas portugueses também residentes na capital alemã, confessou artista luso.

"Vim para Berlim por razões sentimentais, porque a minha namorada morava aqui, mas já constatei que, em comparação com os meus colegas de curso que ficaram por Lisboa, valeu a pena, porque aqui há muito mais apoios", acrescentou Jorge Lopes.

A residir em Neukölln, zona problemática de Berlim, com alta percentagem de emigrantes e também de desempregados, o pintor português verificou também que a autarquia local faz esforços consideráveis para apagar uma eventual a má imagem, nomeadamente através do apoio a projectos artísticos multi-culturais.

Jorge Lopes, 27 anos, veio para a Alemanha com uma bolsa da Kuenstlerhaus de Dortmund, cidade da Bacia do Ruhr onde permaneceu um ano, antes de se mudar para Berlim.

Além da sua participação, sábado, no Festival Nachtundnebel08, tem já planeadas duas exposições em Neu-Koelln no próximo ano, uma em meados de Janeiro, e outra em Junho.

Anteriormente, já expôs em mostras colectivas ou individuais nas Caldas da Rainha (onde se diplomou em 2004 em Artes Visuais), Tomar, Setúbal, Torres Vedras, Dortmund e Berlim.

FA


pub