Poeta Manuel António Pina evocado no norte em vários formatos, geografias e datas

por Lusa

Porto, 08 de mar (Lusa) -- Manuel Pina, poeta recentemente falecido, continua a ser pretexto para diversas evocações, estreando-se esta semana, no Porto, duas peças baseadas sua obra e sendo tema do Bairro dos Livros e da Poesia na Rua.

O escritor e jornalista vai mesmo ser motivo de um desfile de homenagem que o Bairro dos Livros organiza sábado, às 15:00, com partida marcada para a Torre dos Clérigos e final junto ao edifício da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, sob o lema "Ler é Manuel António Pina".

O Bairro dos Livros é uma iniciativa periódica de animação da área do Porto onde se concentra o maior número de livrarias.

Pelo percurso, que durará hora e meia, haverá espaços para leitura de excertos da obra do autor e outras iniciativas que procuram dar múltiplas pistas para diferentes leituras da obra de Pina.

Pelas 17:30, a festa muda-se para o Café Orfeu, na rua de Júlio Dinis, com a tertúlia organizada pela revista Sítio, que junta à mesma mesa Álvaro Magalhães, Manuel Jorge Marmelo, Rui Lage e Alexandra Malheiro. A abrir, o cantautor João Morais promete pôr a guitarra a celebrar a língua portuguesa.

No palco, o Teatro Nacional de São João (TNSJ) apresenta hoje, em estreia absoluta, "Os Macacos não se medem aos palmos", um inédito de Manuel António Pina, com encenação de João Luiz e interpretação de Patrícia Queirós.

É um espetáculo de teatro infantil, integrado no ciclo Solos, se bem que Manuel António Pina não distinguisse a escrita da sua poesia da escrita de obras de literatura infantil. "Chamo-lhe `infantil` porque tenho de lhe chamar alguma coisa", dizia o poeta, admirador confesso de Winnie The Pooh.

A peça, segundo comunicado do TNSJ, "traz-nos a edificante história de Basílio, macaquinho que recolhia os donativos destinados ao seu dono, e Fagundes da Silveira, um tocador de realejo que poderia ter juntado uma pequena fortuna, se não tivesse esbanjado todo o dinheiro no jogo e noutras extravagâncias". Tudo munda quando Fagundes completamente falido, passa a trabalhar para o símio Basílio

Coproduzido pela companhia Pé de Vento e o TNSJ, Os Macacos não se medem aos palmos estará em cena até dia 17.

"O que vai na cabeça do menino Manuel" é outro espetáculo infantil em cena no Porto, no Teatro de Campo Alegre (TCA), que parte do universo poético de Manuel António Pina.

Esta é uma reposição de um trabalho do Serviço Educativo do TCA, encenado por Ana Luena e que foi elaborado ainda em estreita colaboração com o escritor que fez a seleção dos poemas apresentados num espetáculo cheio de música e brincadeiras, em cena até domingo.

A edição deste ano de "A poesia está na rua", uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, que será apresentada na próxima segunda-feira, também será dedicada a Manuel António Pina.

Em comunicado, a autarquia anunciou que o evento a decorrer entre 21 de março e 30 de abril, tem o título "o país das pessoas de pernas para -- por outras palavras", congregando em torno dele as escolas e os agentes culturais do concelho, vários especialistas e amigos.

Tópicos
pub