Poeta Nuno Júdice premiado em Marrocos

por Lusa

O escritor Nuno Júdice foi distinguido com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos, anunciou esta quinta-feira a editora D. Quixote.

O poeta receberá o prémio no sábado, no âmbito do Salão do Livro de Casablanca, em Marrocos.

A "Maison de la Poésie au Maroc" foi criada nos anos 1990 em torno da poesia em árabe, francês ou inglês, e já distinguiu autores como Antonio Gamoneda, Tahar Ben Jelloun, Mahmoud Darwich e Yves Bonnefoy.

Nuno Júdice, que publicará no final deste ano um novo livro de poesia, foi distinguido em 2014, no México, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Victor Sandoval. Em 2013 recebeu o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, com o livro "Navegação de acaso".

Esta obra está também entre os finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa, cujo vencedor será anunciado este mês no encontro Correntes d`Escritas.

Nuno Júdice, de 65 anos, começou a publicar poesia em 1972 -- "A noção do poema e o pavão sonoro" --, e tem escrito também obras de ensaio, teatro e ficção. Além do universo hispânico, está traduzido em Itália, Reino Unido e França.

Formado em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa, é professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989.

Entre 1997 e 2004, foi conselheiro cultural e director do Instituto Camões em Paris. Até 1999, dirigiu a revista Tabacaria, da Casa Fernando Pessoa. Em 2009, assumiu a direcção da revista Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.

O escritor já foi galardoado com vários prémios literários, nomeadamente o Prémio Pen Clube, em 1985, o Dom Dinis, em 1990, o da Associação Portuguesa de Escritores, em 1995, e o Prémio Fernando Namora, em 2004.

 

Tópicos
pub