Premiados no Brasil contos e lendas de Macau recolhidos por Alice Vieira

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A edição brasileira de uma recolha de contos e lendas de Macau adaptados à língua portuguesa por Alice Vieira foi distinguida com o Prémio Henriqueta Lisboa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a Melhor obra de literatura em língua portuguesa na área infanto-juvenil.

"Contos e lendas de Macau", o título do livro premiado, foi inicialmente editado em Portugal, em 2002, na Caminho. Tanto na edição portuguesa como na brasileira as ilustrações são de Alain Corbel.

Desde a sua publicação em Portugal, a obra mereceu já duas recomendações oficiais, uma das quais do Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula no quarto ano de escolaridade-grau de dificuldade III.

A outra recomendação partiu do serviço de apoio à Leitura do então Instituto Português do Livro e das Biblitecas (actualmente, Direcção-Geral do Livro e da Leitura).

Alice Vieira é um dos principais autores portugueses de literatura para crianças e jovens, mas a sua produção tem-se desdobrado pela escrita de ficção para adultos e, mais recentemente, pela poesia.

Nesta última área, venceu, recentemente, com o original "Dois corpos tombando na água", o Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho.

Entre os muitos títulos da sua bibliografia figuram "Rosa minha irmã Rosa", "Lote 12,2º Frente", "Chocolate à chuva", "Águas de Verão", "Viagem à roda do meu nome" e "O casamento da minha mãe".

Henriqueta Lisboa, poetisa, ensaísta e tradutora brasileira, nasceu em 1901 em Lambari, Minas Gerais, e foi a primeira mulher a integrar a Academia Mineira das Letras.

Nas palavras do poeta brasileiro Manuel Bandeira, a perfeição na escrita de Henriqueta Lisboa "não é fruto de fácil virtuosidade: é perfeição de natureza ascética, adquirida à força de difíceis exercícios espirituais, de rigorosa economia vocabular".

pub