Primeiro samba gravado comemorou no domingo 100 anos

por Lusa

Rio de Janeiro, Brasil, 28 nov (Lusa) -- "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba com autoria registada a ser gravado no Brasil, completou 100 anos, noticiou no domingo a Agência Brasil.

O registo da partitura musical foi feito a 27 de novembro de 1916 no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, um compositor de apenas 26 anos que o escreveu naquele ano, durante "uma roda na casa de Tia Ciata", precisou a mesma fonte.

Segundo o Dicionário da Música Popular Brasileira, do historiador Ricardo Cravo Albin, várias pessoas reivindicaram a autoria da música desde o seu lançamento, porque era comum que os participantes em rodas de samba fizessem improvisações.

O musicólogo brasileiro Carlos Sandroni indica que outros sambas foram gravados antes de "Pelo Telefone", mas acabaram por não ser reconhecidos como "o primeiro samba" porque não tiveram uma adesão popular tão grande como a canção de Donga, que foi um êxito no carnaval de 1917.

"Foi o primeiro samba gravado e registado que fez muito sucesso, foi um grande sucesso popular. Outros sambas não foram registados, é verdade, mas foram gravados antes de `Pelo Telefone` e não fizeram sucesso. Então ninguém se lembra", explicou.

De acordo com a Biblioteca Nacional, Donga entregou o pedido de registo do samba a 06 de novembro de 1916.

Anexada ao processo estava uma partitura manuscrita para piano assinada por Pixinguinha, e, dez dias depois, Donga juntou um certificado que afirmava que o samba tinha sido tocado pela primeira vez a 25 de outubro de 1916, no Cine-Theatro Velho.

A Biblioteca Nacional só concluiria o registo no dia 27 de novembro, com o número 3.295.

Para celebrar o centenário do samba, a instituição inaugurou hoje uma exposição virtual chamada "Ai, ai, ai... Cem Anos o Samba Faz", com a partitura original da canção, músicas e fotografias da época, disponível em http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/ai-ai-ai-cem-anos-o-samba-faz.

Tópicos
pub