Quatro filmes do realizador Frederico Corado no Festival internacional de Sarajevo

| Cultura

Uma curta-metragem de ficção e três documentários de Frederico Corado vão ser exibidos no Festival internacional de Sarajevo, a decorrer até 21 de Março, informou hoje a Magazin Produções.

Corado estará presente no festival para apresentar as quatro obras: a curta-metragem "Telefona-me!" e os documentários "Graça Lobo Dois Pontos", "Os Bastidores de Música no Coração" e "Teatro Moderno de Lisboa - Sociedade de Actores".

Rodado em Lisboa em 2000, "Telefona-me" baseia-se no conto "Telefona-me Carlos", de Maria Eduarda Colares, e tem nos principais papéis Sofia Froes (Leonor), Camacho Costa (Vítor), José Raposo (Joaquim),Maria João Abreu (Pintora), Adelaide João (Dona Amélia), Pedro Fernandes (João), Vitor Jorge (Polícia) e Rita Mendes (Ana).

O documentário "Graça Lobo dois pontos" foi gravado durante o espectáculo "Aqui Estou Eu Vírgula Graça Lobo", no Teatro Municipal São Luiz, entre Junho e Julho de 2003, e terminado em Março de 2006.

Em "Teatro Moderno de Lisboa - Sociedade de Actores", Corado reuniu depoimentos de actores como Carmen Dolores, Ruy de Carvalho, Morais e Castro, Clara Joana, Rui Mendes, Armando Caldas e Tito Lívio sobre o teatro referido no título da obra, que funcionou entre 1961 e 1965.

O terceiro documentário a exibir no certame intitula-se "Os Bastidores de `Música no Coração`" e conta como se produziu o homónimo espectáculo de Filipe La Féria.

Fundador de Magazin Produções, onde produziu diversas ficções, documentários, videoclips e filmes publicitários, Corado foi autor de programas de rádio sobre cinema e como realizador de cenografia virtual realizou cenários/vídeos para "Amália-O Musical", "Campo Pequeno de Novo em Grande" e "Gala 7 Maravilhas", entre outros espectáculos.

Prepara actualmente duas longas-metragens - "Maldita Cocaína", baseada no musical de Filipe La Féria, e "La Lys", com base num argumento original, sobre a presença portuguesa na Primeira Guerra Mundial - e ainda a encenação de uma peça de teatro do escritor Nuno Júdice.


A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.