Remix da Casa da Música estreia sábado em Zurique obra de compositor português

por Lusa

Porto, 07 mar (Lusa) -- O Remix Ensemble, agrupamento de música contemporânea, vai apresentar-se no sábado em Zurique com a estreia mundial de "Deux portraits imaginaires", de Pedro Amaral, uma encomenda da Casa da Música.

Fonte da Casa da Música disse hoje que o concerto, que terá a direção musical de Enno Poppe, vai decorrer na sala Tonhalle, inaugurada em 1895 por Johannes Brahms e residência de uma das mais afamadas orquestras helvéticas, a Tonhalle Orchester Zürich.

A peça de Pedro Amaral, que será escutada em primeira audição, tem como base duas personagens que partem do universo de Fernando Pessoa. A primeira é Fausto, deixado pelo escritor português na sua obra inacabada "Fausto", e a segunda é Maria, que representa o amor impossível.

Fausto foi construído com base na própria personalidade de Fernando Pessoa e Maria resulta de uma mistura de personagens femininas que atravessaram a escrita e a vida íntima do escritor.

Para além desta peça será ainda possível ouvir "Cells", do compositor suíço Hanspeter Kyburz e "Kya" do italiano Giacinto Scelsi, ambas com a participação do saxofonista Markus Weiss como solista. O programa completa-se com "Islands", concerto para piano e 12 instrumentos, de Luca Francesconi, Compositor em Residência 2013 na Casa da Música.

Desde a sua formação em 2000, o Remix Ensemble apresentou, em estreia absoluta, mais de 80 obras e foi dirigido pelos mais destacados maestros. No plano internacional, apresentou-se em Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão e Bruxelas.

O projeto The Ring Saga, com música de Richard Wagner, adaptada por Jonathan Dove e Graham Vick, levou o Remix Ensemble ao Festival Musica de Estrasburgo, Cité de la Musique em Paris, Saint-Quentin-en-Yvelines, Théâtre de Nîmes, Le Théâtre de Caen, Grand Théâtre du Luxembourg e Grand Théâtre de Reims.

O Remix tem nove discos editados com obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Wolfgang Mitterer e Pascal Dusapin.

O programa que será apresentado em Zurique no sábado será repetido, na terça-feira, no Porto.

Tópicos
pub