Remix da Casa da Música estreia sábado em Zurique obra de compositor português

| Cultura

O Remix Ensemble, agrupamento de música contemporânea, vai apresentar-se no sábado em Zurique com a estreia mundial de "Deux portraits imaginaires", de Pedro Amaral, uma encomenda da Casa da Música.

Fonte da Casa da Música disse hoje que o concerto, que terá a direção musical de Enno Poppe, vai decorrer na sala Tonhalle, inaugurada em 1895 por Johannes Brahms e residência de uma das mais afamadas orquestras helvéticas, a Tonhalle Orchester Zürich.

A peça de Pedro Amaral, que será escutada em primeira audição, tem como base duas personagens que partem do universo de Fernando Pessoa. A primeira é Fausto, deixado pelo escritor português na sua obra inacabada "Fausto", e a segunda é Maria, que representa o amor impossível.

Fausto foi construído com base na própria personalidade de Fernando Pessoa e Maria resulta de uma mistura de personagens femininas que atravessaram a escrita e a vida íntima do escritor.

Para além desta peça será ainda possível ouvir "Cells", do compositor suíço Hanspeter Kyburz e "Kya" do italiano Giacinto Scelsi, ambas com a participação do saxofonista Markus Weiss como solista. O programa completa-se com "Islands", concerto para piano e 12 instrumentos, de Luca Francesconi, Compositor em Residência 2013 na Casa da Música.

Desde a sua formação em 2000, o Remix Ensemble apresentou, em estreia absoluta, mais de 80 obras e foi dirigido pelos mais destacados maestros. No plano internacional, apresentou-se em Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão e Bruxelas.

O projeto The Ring Saga, com música de Richard Wagner, adaptada por Jonathan Dove e Graham Vick, levou o Remix Ensemble ao Festival Musica de Estrasburgo, Cité de la Musique em Paris, Saint-Quentin-en-Yvelines, Théâtre de Nîmes, Le Théâtre de Caen, Grand Théâtre du Luxembourg e Grand Théâtre de Reims.

O Remix tem nove discos editados com obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Wolfgang Mitterer e Pascal Dusapin.

O programa que será apresentado em Zurique no sábado será repetido, na terça-feira, no Porto.

Tópicos:

Hanspeter Kyburz, Jonathan Dove, Musica, Musique Paris Saint Quentin Yvelines Théâtre Nîmes Le Théâtre Caen Grand Théâtre Luxembourg Grand Théâtre Reims, Pau Azguime Côrte, Remix Ensemble, Valência Roterdão Huddersfield Barcelona Estrasburgo Paris Orleães Bourges Reims Antuérpia Madrid Budapeste Norrköping Viena Witten Berlim Amesterdão, Vargas Wolfgang Mitterer,

A informação mais vista

+ Em Foco

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.