Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Reportagem da RTP sobre ilha de Santa Maria vence prémio no CineEco

por RTP
RTP

A RTP foi distinguida no Festival Internacional CineEco 2016. A grande reportagem “SOS na ilha de Santa Maria” arrecadou o Prémio de Documentário e Reportagem de Televisão. Este trabalho tem assinatura de Jorge Almeida, Rui Rodrigues e Vanessa Brízido, tendo sido emitida no programa Linha da Frente.

Este trabalho foi transmitido na RTP1 a 26 de dezembro de 2015 e retrata o sentimento dos operadores de mergulho de Santa Maria perante os turistas que vêm mergulhar aos Açores.

As áreas de reserva protegidas da ilha apresentam-se gravemente ameaçadas pela pesca ilegal que está a destruir estes santuários ecológicos únicos no Atlântico Norte.

A reportagem alerta para o facto da principal atividade económica turística da ilha poder ter os dias contados.

“SOS na ilha de Santa Maria” é uma Grande Reportagem do jornalista Jorge Almeida, com imagem de Rui Rodrigues, imagem subaquática de José Serra, edição de Vanessa Brízido e produção de Cristina Godinho. Um trabalho que pode rever na RTP Play.
Luxemburguês vence
O filme "A Suplicação-Vozes para Chernobyl", do luxemburguês Pol Cruchten, que aborda "o mundo de Chernobyl", foi o vencedor do festival.

A película, baseada no livro com o mesmo título da escritora Svetelana Alexievitch, ganhou o Grande Prémio CineEco 2015, no valor de 2.000 euros.

"A Suplicação-Vozes para Chernobyl", segundo a organização do festival, "não é exatamente um filme sobre Chernobyl, mas sobre o mundo de Chernobyl do qual já passaram 30 anos e quase nada sabemos".
Outros prémios

O Prémio Lusofonia foi atribuído ao filme "Aquamazonida", de João Leite, uma média-metragem que "deixa literalmente o rio Amazonas falar de si próprio".

A película "Os Guardiões da Água. Carnia Revolta-se", de Giulio Squarci (Itália), sobre como uma pequena comunidade dos alpes italianos reage ao processo de privatização das águas, venceu o Prémio Antropologia Ambiental.

O Prémio Educação Ambiental foi para "O Normal É Mais Que Um Filme", de Renee Scheltema (África do Sul), que descreve "uma viagem pelo mundo à procura das melhores soluções para salvar o planeta e inverter o declínio global".

O CineEco distinguiu com o Prémio de Curtas-Metragens Internacionais a obra "Uma Eco Quinta no Teto do Mundo", de Giovanni Ortolani (Itália).

A organização do CineEco anunciou ainda que atribuiu o Prémio Lusofonia Panorama Regional ao filme "100 Anos de Urgeiriça", de James Ramsay Cameron(Portugal/Reino Unido), um documentário "evocativo e histórico" sobre a exploração mineira na Urgeiriça, no concelho de Nelas, distrito de Viseu.

O Grande Prémio da Juventude foi para "Furacão (Ouragan)", de Cyril Barbancon, Jacqueline Farmer e Andy Byatt (França).

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pela Câmara Municipal de Seia, decorreu este ano sob o signo "Nuclear: Não Obrigado!" e teve a concurso cerca de 100 filmes, de mais de 20 países.
Tópicos
pub