Teatrão, de Coimbra, apresenta peça dedicada aos contos infantis de Sophia

por Lusa

A companhia de Coimbra "O Teatrão" estreia na quinta-feira a peça "Sophia", projeto que viaja por toda a literatura infantil da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.

O espetáculo faz um percurso por contos como "O Cavaleiro da Dinamarca", "A Fada Oriana" ou "A Menina do Mar", criando uma "metáfora sobre o crescimento e sobre como a liberdade é essencial à vida", disse à agência Lusa a diretora artística da companhia, Isabel Craveiro.

"Fazemos um percurso pelas diferentes histórias e há uma grande viagem, que tem a ver com o conhecimento, a autonomia, a capacidade de nos fazermos homens e mulheres e sairmos mais fortes das descobertas que fazemos quando arriscamos saltar o muro da casa", sublinhou.

Nessa salto para "lá da zona de conforto" que os contos de Sophia permitem, quatro atores vão explorar as diferentes histórias, com recurso a marionetas e a outros objetos presentes no palco.

A componente visual do espetáculo contou com a colaboração da ilustradora Ana Biscaia e da cenógrafa Filipa Malva, que criaram os diversos elementos que ajudam a "pintar" os diferentes cenários de cada história.

Para o espetáculo, a equipa estudou toda a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, sendo que "há uma profunda influência da leitura da poesia na construção do espetáculo", explanou Isabel Craveiro.

Segundo a diretora artística, não foi acrescentada nenhuma palavra à narração da escritora portuguesa na dramaturgia do espetáculo, convocando dessa forma "a presença de Sophia para o espetáculo".

A peça "Sophia" está inserida num projeto de "O Teatrão" para os próximos cinco anos, em que pretende fazer um percurso de "exploração" da obra de vários autores lusófonos, como Mia Couto, Manoel de Barros ou Manuel António Pina, referiu Isabel Craveiro.

Ao longo dos cinco anos, a companhia quer aliar um conhecimento "mais aprofundado da obra desses autores a uma investigação sobre a forma como eles se transformam em teatro para a infância".

O objetivo é "encontrar novos caminhos para a linguagem do teatro infantil", salientou.

O espetáculo estreia-se na quinta-feira, às 21:30.

"Sophia" vai ser apresentado em "O Teatrão" de quinta-feira a 07 de janeiro, de segunda a sexta-feira para escolas (10:30 e 14:30) e com sessões aos sábados para o público geral, às 17:30.

Para além do espetáculo, haverá oficinas de teatro, de figurinos, de ilustração e de design gráfico para pais e crianças a partir dos seis anos, aos sábados.

Tópicos
pub