"Transparente" de Mariza atinge 7/o lugar no top europeu de World Music

| Cultura

O novo álbum da fadista Mariza editado em Abril, "Transparente", atingiu este mês o sétimo lugar no top "world music" de vendas na Europa, a mais alta posição alcançada por um disco nacional, informou hoje a EMI Music Portugal.

"Transparente", editado pela World Connection, foi produzido pelo músico brasileiro Jaques Morenlembau, tendo em Portugal atingido o disco platina pelo número de cópias vendidas.

O álbum de estreia da fadista, "Fado em mim", obteve também um recorde de vendas além fronteiras, tendo recebido, o ano passado no MIDEM (Mercado Internacional do Disco e da Música), em Cannes, o European Border Breakers Award.

Em "Transparente" a fadista canta temas de Alexandre O+Neil, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Vasco Graça Moura, ao lado de fados criados por Amália Rodrigues ("Medo") Fernando Maurício ("Quando me sinto só") e Carlos do Carmo ("Duas lágrimas de orvalho").

A fadista actua hoje no Sava Center em Belgrado e terça-feira na capital macedónia, no âmbito do Festival Heineken Off Fest que se realiza no Universal Hall.

Em Portugal, Mariza actua dia 10 em Albufeira, no âmbito das "Noites de Fado", e no dia 12 em Anadia.

Fonte da produtora de Mariza, Platina, disse hoje à Agência Lusa que a fadista prepara "um grande espectáculo" em Lisboa, no mês Setembro, sem data ainda firmada.

A informação mais vista

+ Em Foco

O presidente da Câmara dos Comuns é, digamos assim, o equivalente ao presidente da Assembleia da República em Portugal.

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      A entrevista ao ativista de Direitos Humanos para o programa Olhar o Mundo.