Valter Hugo-Mãe distinguido com Prémio José Saramago 2007

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Prémio José Saramago para Walter Hugo-Mãe DR

O escritor Valter Hugo-Mãe foi hoje distinguido, por unanimidade, com o Prémio Literário José Saramago 2007, pelo romance "O remorso de Baltazar Serapião".

O prémio, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, destina-se a jovens autores com idades até aos 35 anos e obra editada em língua portuguesa.

A instituição do prémio foi decidida pela Fundação Circulo de Leitores em homenagem a José Saramago depois da conquista, por este, do Nobel da Literatura, em 1998.

O prémio pecuniário desta quinta edição do galardão, com carácter bienal, ascende a 25 mil euros.

Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa e Gonçalo M. Tavares foram, nesta sequência, os eleitos pelos júris das anteriores edições do prémio.

Guilhermina Gomes, presidente da Fundação, foi também a presidente do júri da edição 2007, ainda composto por Maria de Santa Cruz, Nazaré Gomes dos Santos, Manuel Frias Martins, Nélida Piñon, Pilar del Rio, Vasco Graça Moura e Ana Paula Tavares.

Editado pela quidnovi, "O remorso de Baltazar Serapião" tem como pano de fundo a Idade Média e narra a história de um homem, Baltazar, que, "entregue aos desmandos do poder e do destino", se vê "forçado a seguir por caminhos que o levarão ao encontro da bruxaria, da possessão e do remorso", como se lê no texto da editora sobre a obra.

Nascido na cidade angolana de Henrique de Carvalho, hoje Saurimo, em 1971, valter hugo mãe (o autor escreve as iniciais do seu nome em minúsculas) vive actualmente em Vila do Conde e tem vários livros publicados, nos géneros de ficção e poesia, alguns dos quais traduzidos em castelhano e francês.

Com um desses livros, "egon schielle auto-retrato de dupla encarnação", conquistou o Prémio de Poesia Almeida Garrett em 1999.

É ainda autor de "três minutos antes de a maré encher", "a cobrição das filhas", "pornografia erudita", "livro das maldições" e "o nosso reino", além de ter organizado vários antologias poéticas. Foi igualmente editor da Quasi.

pub