BES terá enganado clientes em mais de 10 mil milhões de euros

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

O Banco Espírito Santo terá enganado os clientes em 10 mil milhões de euros. Em causa está a venda de dívida de empresas do GES, apresentadas aos clientes como produtos de rendimento garantido.

O Ministério Público acredita que o Banco Espírito Santo enganou os clientes em mais de 10 mil milhões de euros. O número é avançado este sábado pelo jornal digital Observador, sendo apresentado como “o caso mais complexo dos inquéritos do chamado Universo Espírito Santo”.

Em causa estão produtos financeiros de risco que terão sido vendidos a clientes como se fossem produtos com rentabilidade garantida. Ou seja, os investimentos poderiam dar lugar a perdas financeiras, sem que estas tivessem sido apresentadas.

Os clientes estariam convictos que colocavam o dinheiro, por exemplo, em depósitos a prazo quando, na verdade, adquiriam títulos de dívida de sociedades ligadas ao universo Espírito Santo. A alegada fraude era feita através de uma empresa suíça controlada por pessoas próximas de Ricardo Salgado.
Marina Conceição, Sara Cravina - RTP

Através deste esquema, no qual participariam altos quadros do Grupo Espírito Santo e do banco, as autoridades acreditam que eram financiadas sociedades do grupo e ocultada a complicada situação financeira de algumas empresas do grupo.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal suspeita que estão em causa os crimes de fraude fiscal e de branqueamento de capitais, bem como o crime de abuso de confiança.
Tópicos
pub