Cimeira foi suspensa para sanar divergências em reunião com gregos, alemães e franceses

por RTP

Está temporariamente suspensa a cimeira de líderes de Estado e de Governo europeus, que começou este domingo durante a tarde, para tentar alcançar um acordo final sobre o terceiro resgate de financiamento à Grécia.

Esta ajuda poderá contemplar um montante entre 82 e 86 mil milhões de euros, de acordo com o documento final do Eurogrupo, que foi transmitido aos chefes de Estado e de Governo da Zona
Euro.

Os trabalhos foram interrompidos duas horas depois de terem começado, para o Governo grego desenvolver negociações bilaterais com a chanceler alemã e com o presidente francês.

Essas negociações estão difíceis porque os credores querem que a Grécia tenha um excedente primário de 3,5 por cento do PIB daqui a três anos, exigem reformas nas pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

Além disso, as divisões são notórias. François Hollande, que nos últimos dias tem adotado um discurso em defesa de um acordo, voltou a frisar a importância de todas as partes se entenderem.

Já Angela Merkel considera que não pode haver um acordo a qualquer custo e que se perdeu a confiança em Atenas.
pub