Comissão Europeia quer ouvir Centeno "muito rapidamente"

por Lusa
Yves Herman - Reuters

Bruxelas, 26 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia vai entrar em contacto "muito rapidamente" com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, para conhecer as "intenções" do novo Governo português, disse hoje o comissário europeu dos Assuntos Económicos.

Questionado sobre se a Comissão Europeia está preocupada por o novo Governo socialista que toma hoje posse -- com o apoio de Bloco de Esquerda e PCP -- ter anunciado uma inversão nas políticas de austeridade, Pierre Moscovici disse que a Comissão não tem "qualquer razão para ter suspeitas «a priori»" de que Portugal não cumprirá os seus compromissos, do mesmo modo que "também não há qualquer razão de passar antecipadamente um cheque em branco".

Moscovici, que falava na conferência de imprensa de apresentação do lançamento de um novo ciclo do "semestre europeu" de coordenação das políticas económicas e orçamentais na União Europeia, lembrou que "o primeiro-ministro António Costa já confirmou" que Portugal vai honrar os seus compromissos europeus, e apontou que a Comissão quer saber muito em breve de que modo o pretende fazer.

"Vamos entrar em contacto com o novo ministro das Finanças (Mário Centeno) muito rapidamente, para saber quais são as suas intenções e as intenções do Governo relativamente ao respeito dos compromissos europeus de Portugal, que o primeiro-ministro António Costa confirmou (que pretende respeitar). Vamos ver em que condições" o pretende fazer, declarou o comissário.

pub