Dívida portuguesa é mina de ouro para BCE

| Economia
Dívida portuguesa é mina de ouro para BCE

Foto: Reuters/Leonhard Foeger

A dívida pública portuguesa já rendeu cinco mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, ganhos que são distribuídos, na sua grande parte, pelos maiores países do euro: Alemanha, França e Itália.

No entanto, os rendimentos obtidos com a dívida grega voltam para Atenas. As contas são da economista especialista em dívida pública Eugénia Pires, que defende para Portugal um acordo semelhante ao grego.

O Banco Central Europeu ainda tem mais de dez mil milhões de euros de dívida pública portuguesa que continuam a gerar lucros que são distribuídos principalmente pelas grandes economias da zona euro.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 7 de outubro de 1944, os trabalhadores forçados do Sonderkommando de Auschwitz-Birkenau atacaram os guardas da SS.

Estamos em plena campanha para as Legislativas. Não queremos aqui influenciar o seu voto, mas tratar as dúvidas que nos apareceram a nós e que podem também ser as suas.

    Os portugueses escolhem os seus representantes a 6 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as Eleições Legislativas.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.