Economia cresce 1,6% no terceiro trimestre face a 2015

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

O Instituto Nacional de Estatística confirmou esta quarta-feira um crescimento do Produto Interno Bruto de 1,6 por cento no terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2015. Relativamente ao trimestre imediatamente anterior, a progressão foi de 0,8 por cento.

Nas Contas Nacionais Trimestrais, o INE salienta que a economia do país registou, no período de julho a setembro, "um aumento de 1,6 por cento em volume", o que compara com uma variação de 0,9 nos dois trimestres anteriores.
A procura interna passou de 0,8 pontos percentuais no segundo trimestre para 0,9 pontos no terceiro, em virtude da “aceleração do consumo privado”.
Lê-se no destaque do Instituto Nacional de Estatística que “o crescimento mais intenso do PIB refletiu sobretudo o aumento do contributo da procura externa líquida”.

Aquele indicador passou de 0,1 pontos percentuais no segundo trimestre para 0,7 no terceiro, “em consequência da aceleração mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços comparativamente com a verificada nas Importações de Bens e Serviços”.

Maria Nobre, Paulo Jorge, Guilherme Brízido - RTP

No que diz respeito à variação em cadeia – um aumento de 0,8 por cento “em termos reais” -, o INE escreve que “o contributo da procura externa líquida foi positivo, devido ao aumento das Exportações de Bens e Serviços e à diminuição das Importações de Bens e Serviços”.

Já “o contributo da procura interna foi negativo”, o que traduz “principalmente a redução do Investimento”.
Tópicos
pub