Mark Thompson vai ser presidente e diretor executivo do grupo do NY Times

| Economia

O diretor-geral da BBC, Mark Thompson, vai ocupar os cargos de presidente e diretor executivo da The New York Times Company (NYTC), tendo também um lugar no conselho de administração, anunciou na terça-feira o grupo norte-americano.

Em comunicado, a NYTC informa que Mark Thompson, de 55 anos, deverá assumir funções em novembro deste ano e que vai reportar diretamente ao conselho de administração e a Arthur Sulzberger, presidente do grupo.

Arthur Sulzberger afirmou, citado na nota, que "Mark [Thompson] é um gestor dotado, com credenciais fortes, e cuja liderança na BBC ajudou a empresa a expandir a sua identidade de confiança para novos produtos e serviços digitais".

"O nosso conselho de administração concluiu que a sua experiência e feitos na BBC fizeram dele o candidato ideal para liderar a Times Company neste momento, numa altura em que estamos muito focados em fazer crescer o nosso negócio através da expansão digital e global", acrescentou o presidente do grupo.

Igualmente citado na nota da NYTC, Mark Thompson afirmou que "o The New York Times é um dos maiores fornecedores de notícias e uma marca de média com um potencial imenso tanto nos Estados Unidos como no mundo".

"É um verdadeiro privilégio ser convidado para a Times Company numa altura em que embarca num novo capítulo da sua história", disse ainda.

Mark Thompson integrou a BBC em 1979 como estagiário de produção. Ajudou a lançar o programa Watchdog e Breakfast Time e foi editor do Newsnight e do Nine O`Clock News, em 1988, e do Panorama, em 1990.

Foi ainda chefe de programação na BBC 2 e diretor do serviço televisivo da BBC até ter abandonado a estação em 2002 para ser presidente executivo do Channel 4. Em 2004, voltou para a BBC como diretor-geral.

Tópicos:

Arthur Sulzberger, BBC, Channel, Media, NY Times, NYTC, Nine Clock News, Panorama, Thompson, Watchdog,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Pedrógão Grande, dois anos depois dos incêndios, quase só os estrangeiros são atraídos para a região.

Uma equipa da RTP acompanhou o curso dos novos seguranças pessoais, "sombras" de quem protegem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.