Nicolau Santos aponta semelhanças entre casos do Montepio e do BES

| Economia
Nicolau Santos aponta semelhanças entre casos do Montepio e do BES

Foto: Hugo Correia - Reuters

O Ministério Público recebeu uma queixa do Banco de Portugal contra a Caixa Económica Montepio. Isto porque esta entidade não alertou as autoridades para operações suspeitas. Operações, conta o jornal Público, que tiveram origem no Finibanco Angola.

O comentador da Antena 1 em assuntos económicos, Nicolau Santos, afirmou que há algumas semelhanças com o que aconteceu com o Grupo Espírito Santo, porque havia uma parte que não estava sujeita à supervisão nem do Banco de Portugal nem da Comissão de Mercados e Valores Mobiliários.

O Banco de Portugal terá detetado falhas nos mecanismos de controlo de operações financeiras com indícios que configuram crimes de branqueamento de capitais. Por isso, o supervisor fez denúncias ao Ministério Público em abril deste ano, numa altura em que já estava a decorrer de forma autónoma uma auditoria forense realizada pela Deloitte.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.