OCDE revela que Portugal foi o que mais cortou nas prestações sociais

por Frederico Pinheiro

Dos países que foram alvo de intervenção, Portugal foi o que mais cortou nas prestações sociais.

Contas feitas pelo jornalista Frederico Pinheiro, com base nos dados divulgados pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Assim, dos 34 países da OCDE, Portugal foi o que mais cortou nas prestações sociais, e esses cortes acabam por ser uma das razões que levam as contas da segurança social para terreno positivo.

Grécia, Itália e Espanha ajudam mais os cidadãos em difuculdades. Houve em todos os países intervencionados um reforço das prestações sociais no rendimento das famílias - excepto em Portugal, que foi mesmo o único a cortar, entre o início de 2007, antes da crise financeira, e  o início deste ano.

As contas da OCDE mostram apoios sociais mais fracos em Portugal, ao mesmo tempo que a taxa de risco de pobreza antes das prestações sociais subiu 20 por cento. Em Portugal há agora menos pessoas a receberem subsídio de desemprego, menos pensões de invalidez, menos rendimentos sociais de inserção, e menos crianças com abonos de família, mostram os dados da Segurança Social.

Crédito da imagem: José Manuel Ribeiro, Reuters
pub