TAP com novo avião nas rotas entre Portugal e Caracas
Caracas, 12 Mar (Lusa) -- A TAP inaugurou, terça-feira, um novo avião para as rotas entre Portugal e Caracas, um Airbus A-330, com características ecológicas, mais capacidade para passageiros e maior conforto a bordo, revelou à Agência Lusa fonte da transportadora aérea portuguesa.
O novo avião partiu de Caracas com destino ao Porto (TP-124) pelas 18:20 horas locais (22:50 horas em Lisboa) com 60 minutos de atraso com relação à hora prevista, porque foi "baptizado com água pelos bombeiros" por ser a primeira vez que voou a partir da capital venezuelana.
"Trata-se de uma avião que tem vantagens comparativamente ao que usávamos anteriormente. Tem uma capacidade de transportar 259 passageiros, 24 deles em classe executiva e 235 em económica, em contraste com os 188 do Airbus A-310, 18 deles em executiva e 170 em económica", disse Pedro Pinto.
Segundo o delegado da TAP em Caracas "é um avião tecnicamente mais evoluído, menos poluente e que consome menos gasolina".
"É muito superior em termos de conforto a bordo. Tem um dos sistemas de entretenimento mais evoluídos da indústria, que permite uma grande selecção de filmes, jogos e documentais".
Aquele responsável precisou ainda que a área da "classe executiva está equipada com painéis `touch-screen` e a classe económica passou a oferecer um ecrã individual por cadeira, com o mesmo tipo de opções de entretenimento, sendo que as funcionalidades são através de um telecomando".
"Além da parte do entretenimento é preciso notar que todo o conforto a bordo é de última geração, tanto nas cadeiras da classe executiva, que são mais modernas, reclinam 180 graus, como na classe económica que são confortáveis", disse.
Por outro lado, precisou que "são mais 59 lugares por voo, o que representa um aumento de oferta bastante grande" e que a ideia é manter a mesma quantidade de voos que se realizaram em 2007.
A TAP voa, actualmente, de Caracas para Portugal, seis dias por semana, prevendo que a partir de Junho aumente "uma frequência, passando para sete voos semanais", mantendo como destino os aeroportos do Funchal, Lisboa e Porto.
Pedro Pinto sublinhou ainda que "o nosso aumento de capacidade, no Verão, corresponde ao voo" que a venezuelana Santa Bárbara Airlines realizava entre Caracas e o Funchal, temporariamente suspenso.
"São mais 230 lugares por semana, tanto no Verão como no Inverno, o que reafirma a aposta da TAP na linha de Caracas", frisou aquele responsável que admitiu que, no Verão, poderá registar-se alguma escassez de lugares.
Segundo Pedro Pinto, os passageiros "vão ficar agradados" com o novo avião que, "mesmo em termos de voo, é mais silencioso".
Quanto aos preços, desmentiu rumores de que a TAP esteja a ponderar um aumento, aproveitando-se da suspensão dos voos da Santa Bárbara Airlines.
"No imediato, vamos manter os preços aos níveis actuais e isso vai beneficiar o utente e fortalecer um relacionamento que se caracteriza por fidelizar a qualidade no serviço", concluiu Pedro Pinto.