Trabalhadores da Artlant PTA em Sines em regime de `lay-off` nos próximos meses

por LUSA

O presidente da Comissão de Trabalhadores da Artlant PTA, fábrica da área química instalada em Sines, distrito de Setúbal, disse este sábado à agência Lusa que vão entrar em regime de `lay-off`, previsivelmente até ao final do verão.

De acordo com o representante dos trabalhadores, José Costa, o `lay-off` [redução temporária dos horários de trabalho ou suspensão temporária dos contratos] entra em vigor na quarta-feira e "abrange de maneira diferente os vários departamentos" da empresa e os seus 146 funcionários.

"Só para cerca de 10% de todos os trabalhadores não haverá prestação efetiva de trabalho durante o período de referência, sendo que os tempos de prestação de trabalho individuais, em muitos casos, variam ainda conforme a fase em que se encontrem", indicou o responsável.

Para cada departamento, referiu, foi acordada "uma redução horária, consoante a necessidade da empresa e garantindo os requisitos mínimos obrigatórios de segurança da fábrica".

Até à data, segundo José Costa, "não houve" despedimentos, nem essa "intenção" foi comunicada aos trabalhadores, mas aconteceram "saídas negociadas por mútuo acordo".

"Garantir postos de trabalho e as condições mais favoráveis durante o período de `lay-off`, bem como a viabilidade e sustentabilidade da Artlant", são as preocupações atuais da Comissão de Trabalhadores.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Artlant PTA confirmou que a empresa está a ser alvo de um Processo Especial de Revitalização (PER), aprovado pelos seus credores, para "criar as condições operacionais e financeiras que permitam o rearranque da fábrica", o que deverá acontecer "no decurso" do segundo semestre deste ano.

O PER é um mecanismo que facilita a negociação entre empresas endividadas com dificuldades económicas e os seus credores, para evitar que aquelas entrem em situação de insolvência.

Sem mencionar diretamente o `lay-off`, a empresa refere que, "neste período intermédio", com "níveis de atividade reduzidos", serão mantidas "em plena operacionalidade as equipas que asseguram quer a segurança quer a funcionalidade da fábrica, bem como todos os trabalhos necessários ao relançamento na data prevista".

A Artlant PTA produz ácido tereftálico purificado (PTA), matéria-prima utilizada para a produção de politereftalato de etileno (PET), componente base no fabrico de embalagens de plástico para uso alimentar (como garrafas para bebidas).

A fábrica começou a laborar no final de 2011, após um período de construção, de cerca de três anos, marcado por impasses devido a dificuldades no financiamento.

Inicialmente denominada Artenius Sines e detida na totalidade pela espanhola La Seda, a empresa adotou, em 2011, a designação atual, no seguimento da entrada na estrutura acionista de três entidades financeiras (que ficaram com 59% do capital).

As expectativas para a atividade da Artlant situavam-se na produção de 700 mil toneladas de PTA por ano, dirigidas sobretudo para a exportação, com um volume de negócios superior a 600 milhões de euros.

Tópicos
pub