Vieira da Silva classifica aumento da idade da reforma como "péssimas notícias para Portugal"

por Sandra Henriques

Foto: Antena1

O antigo ministro socialista da Solidariedade Social e da Economia Vieira da Silva critica a possibilidade de aumento da idade da reforma, considerando que a medida não beneficia as empresas nem o Orçamento do Estado.

“A confirmarem-se estas medidas, são péssimas notícias para Portugal e são a prova de que este governo não tem condições de todo de contribuir para a recuperação do país”, afirma Vieira da Silva à Antena1.

Esta reação surge depois de o Diário Económico avançar que o governo quer que a idade legal da reforma seja a que resultar da aplicação do fator de sustentabilidade, e não os atuais 65 anos. A medida constará do plano de reforma do Estado com o qual o executivo pretende cortar despesa entre 2014 e 2016.

O socialista que foi ministro do Trabalho e Solidariedade Social no primeiro governo de José Sócrates e ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento no segundo executivo de Sócrates está contra essa hipótese.

“Dizer que a idade legal da reforma passa para aquela que já hoje é a idade efetiva com a qual se pode ter direito a uma pensão completa não me parece que seja algo que venha a melhorar o que quer que seja na vida das empresas, ou mesmo no Orçamento do Estado”, sublinha.

pub