Costa põe congresso e diretas em cima da mesa

por Antena 1

Foto: Lusa/Mário Cruz

Os socialistas reúnem a Comissão Política Nacional esta noite. António Costa deverá convocar um congresso e eleições diretas.

O secretário-geral do PS prepara-se para convocar um congresso do partido para definir a questão da liderança, após os resultados das legislativas do passado domingo. A Comissão Política Nacional do Partido Socialista reúne-se esta noite, com Costa a apontar o caminho do congresso e das eleições diretas, segundo está a ser avançado pela Agência Lusa.

A contestação ao líder socialista começou a subir de tom logo na noite eleitoral, partindo de vários setores do PS. António Galamba foi um dos primeiros a reclamar publicamente o afastamento de António Costa. Álvaro Beleza declarou-se disponível para desafiar a liderança do atual secretário-geral.

Quem não vê necessidade de mudança no comando do PS é Ana Paula Vitorino que, à Antena1, afirma a união existente no partido em torno da "liderança forte" de António Costa, considerando-o a pessoa certa para conduzir os socialistas no novo quadro político, em que "a direita é que tem de definir uma nova postura de governação", já que perdeu a maioria absoluta no Parlamento.

 
Vítor Ramalho, outro destacado socialista ouvido pela Antena1, alinha pelos que acham "desejável" a realização de eleições diretas a curto prazo mas, tendo em conta o novo ciclo eleitoral que culmina nas presidenciais (em janeiro de 2016, dia ainda a definir), o melhor será esperar até depois da tomada de posse do próximo Presidente da República. 
pub