Os outros carris do Tua

| Grande Reportagem
Os outros carris do Tua

Foto: DR

No Vale do Tua, surgiu uma nova linha rabiscada pelo arquitecto Souto Moura, que barra o caminho do rio até ao Douro. Pelas aldeias ribeirinhas, tecem-se críticas, soltam-se anseios, desenham-se projectos turísticos para atrair gente à futura albufeira daquele que é considerado o último Rio de montanha do país. À UNESCO, já chegaram 22 mil cartas para tentar impedir a barragem que vai submergir terrenos e memórias no Alto Douro Vinhateiro. E engolir 16 quilómetros da mítica linha do Tua. A obra está quase concluída, o espelho de água começa a subir o vale, independentemente de todas as renitências. A EDP garante que cumpriu todas as normas ambientais e que a barragem vai produzir quatro por cento da energia hidroeléctrica gerada em Portugal.

«Os outros carris do Tua» grande reportagem de Nuno Amaral, com pós produção áudio de Rui Fonseca.

A informação mais vista

+ Em Foco

A presidente do CNAPN diz que a chave está nos líderes das mesquitas e pede mais apoio do Alto Comissariado para as Migrações.

    Entrevista a António Mateus para o programa "Olhar o Mundo". Veja aqui.

    Sintra podia ser uma "mini Davos". A sugestão foi feita informalmente por um dos académicos que participou na reunião do BCE concluída em 20 de junho.

      Dados revelados no Digital News Report de 2018 do Reuters Institute.