Ameaças de bomba em dois aviões esperados em Bruxelas

por RTP
Francois Lenoir, Reuters

As ameaças de bomba terão sido registadas a bordo de dois aviões esperados no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas. A informação foi avançada pela televisão pública belga VRT e colocou as autoridades em pré-alerta.

Após inquérito, a procuradoria federal considerou a ameaça pouco grave.

As autoridades belgas levaram a ameaça muito a sério, de acordo com a cadeia pública de rádio e televisão.Um dos aviões era o voo SAS SK4745, que levantou de Oslo, a capital da Noruega.

O avião aterrou em segurança por volta das 19H02 locais. O piloto terá recebido a ameaça de bomba 20 minutos antes da aterragem, de acordo com informações dadas por um reporter da Woestijnvis/Proximus TV, Bart Raes, que tweetou a informação.

Raes revelou que os passageiros foram informados da ameaça e que tiveram de esperar 10 minutos antes de serem autorizados a abandonar o aparelho.

O outro voo, da Air Arabia Maroc, foi desviado para aterrar em Toulouse, igualmente em segurança.

O controlo aéreo recebeu o alerta de bomba diretamente pela voz dos próprios pilotos. Entretanto, um porta-voz da procuradoria belga, Eric Van der Sypt, declarou que as ameaças eram "o suficientemente sérias".

As aterragens foram suspensas durante alguns minutos e foi ainda acionado o plano de catástrofe médica. No entanto, a equipa de intervenção rápida da Cruz Vermelha anunciou rapidamente que já não estava em alerta.

O aeroporto de Zaventem já entrou na normalidade.

Este aeroporto já foi alvo de um ataque terrorista em Março passado. Morreram na altura 17 pessoas.



Tópicos
pub