António Costa apresenta proposta para combater terrorismo

por Rita Soares

O Primeiro-Ministro português vai revelar aos responsáveis dos países do sul da Europa uma proposta para ajudar a combater o terrorismo.

O convite partiu do Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras para a participação numa minicimeira europeia que juntará em Atenas, desta sexta-feira a oito dias os líderes dos países do sul da Europa.

A jornalista da Antena 1 Rita Soares enumera algumas das ideias que António Costa têm para apresentar.

O Primeiro-Ministro português sabe que os cidadãos europeus estão preocupados com o terrorismo mas querem ver uma imagem de coordenação das instituições e dos governos europeus, nomeadamente sobre o "dossier refugiados".

O Chefe do Governo vai também dizer aos outros participantes no encontro que para travar o clima da radicalização são necessárias políticas públicas para as periferias urbanas e políticas de integração.

A regeneração dos bairros periféricos em várias cidades europeias, sobretudo, onde vivem comunidades islâmicas, é outra das medidas propostas.

A reconstrução de raiz de espaços urbanos e a inserção social com a criação e emprego, combate à delinquência juvenil e formação cívica são outras das medidas preconizadas por António Costa.

Estas sugestões de António Costa deverão ser debatidas, também, na cimeira europeia de Bratislava, marcada para dia 16, na Eslováquia.

pub