António Guterres jura sobre a Carta das Nações Unidas

por Antena 1

António Guterres vai tomará posse esta segunda-feira como secretário-geral da ONU, numa cerimónia em que Portugal estará representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

A cerimónia acontece às 10h00 (17h00 de Lisboa) na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral, perante representantes dos 193 estados-membros, e é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.

Vítor Melícias assistirá à cerimónia de juramento de António Guterres e deixou elogios ao amigo em declarações registadas pela jornalista da Antena 1, Susana Barros, a bordo do avião que o transportou para nova Iorque.

No discurso inaugural e depois de fazer o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, o novo secretário-geral da ONU deverá traçar as linhas mestras do seu "programa de governo", desde a resposta às crises globais até ao muito aguardado e muito adiado processo de reforma da pesada maquinaria institucional da organização de 71 anos.
pub