António Guterres vence primeira votação na ONU

por RTP
António Guterres, durante um debate na ONU entre os 12 candidatos a secretário-geral Mike Segar - Reuters

O português, ex-Alto Comissário para os Refugiados, reuniu o maior número de votos favoráveis ao cargo de secretario-geral das Nações Unidas, em 12 candidatos.

De acordo com diplomatas à Agência France Presse, no escrutínio secreto, o primeiro de uma longa série, António Guterres ultrapassou por pouco o ex-presidente da Eslovénia, Danilo Turk.

Seis mulheres e seis homens procuram substituir Ban Ki Moon no cargo de secretário-geral da ONU.

A votação, que deverá durar meses, começou esta quinta-feira, à porta fechada. Elegem o novo secretario-geral os 15 embaixadores do Conselho de Segurança.

Os resultados não serão tornados públicos, mas serão transmitidos aos candidatos.

Cada embaixador, acompanhado de um único diplomata para conter eventuais fugas, deve atribuir a cada candidato uma de três classificações: "encoraja", "não encoraja" e "sem opinião".

É uma forma de levar "os candidatos menos bem classificados a abandonar a corrida", explicou o embaixador britânico na ONU, Matthew Rycroft.

Guterres conseguiu 12 notas encorajadoras e Danilo Turk, onze. Dois paises "desencorajaram" Turk e três manifestaram "não ter opinião" sobre Guterres.

O ex-primeiro ministro português, de 66 anos, fala correntemente francês, inglês e espanhol, além de português. Terá deixado uma impressão muito favorável na audição da semana passada organizada pela Assembleia Geral para ouvir todos os candidatos.

As várias votações deverão prolongar-se até outubro.

"Dependendo dos resultados desta primeira votação, pode ser realizada uma segunda antes do final do mês. Também são esperadas várias reuniões informais com os candidatos", explica a organização.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - Estados Unidos, França, Rússia, Reino Unido e China - têm direito de veto.

A escolha final terá de ser ainda aprovada pela Assembleia Geral da ONU.
Tópicos
pub