Barragem em risco obriga à retirada de 180 mil pessoas na Califórnia

Danos na maior barragem dos Estados Unidos, situada no norte da Califórnia, levaram as autoridades a deslocar mais de 180 mil pessoas. Os serviços de emergência classificaram o desastre como “potencialmente catastrófico”.

RTP /
Mais de um milhão de litros de água verteram de um descarregador danificado na Barragem Oroville, na Califórnia, Estados Unidos Max Whittaker - Reuters

Uma brecha no principal descarregador da barragem de Oroville suscitou preocupações com as comunidades a jusante da albufeira e obrigou o governador da Califórnia, Jerry Brown, a emitir uma ordem de emergência.De acordo com a imprensa local, cerca de 250 agentes da polícia estão a coordenar a movimentação dos habitantes.

Segundo a polícia local, a evacuação trata-se de "uma medida de prevenção essencial", já que os danos no sistema hidráulico poderão resultar em "grandes e descontroladas libertações de água", culminando em cheias, deslizamento de terras e destruição de habitações.

As autoridades já ordenaram a retirada dos residentes nas localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte.



"Prefiro estar a salvo (...) prefiro que as pessoas se desloquem desta área para outra em segurança", referiu o chefe da polícia californiana, Kory Honea, em declarações à imprensa.

Foram instalados vários centros de acolhimento a cerca de 30 quilómetros de Oroville.

Desde domingo que helicópteros lançam sacos de pedras e cimento sobre pontos estratégicos da barragem, numa tentativa de conter as fugas de água e reduzir o alcance de potenciais inundações na região.



Após anos de seca severa, o nível de água do reservatório aumentou substancialmente nos últimos dias, devido às fortes chuvas e à neve, o que tem dificultado a ação das autoridades.

De acordo com as últimas informações do Departamento de Recursos Hídricos, é possível que a crise seja evitada, pois "os danos não estão a avançar tão rapidamente como se pensava".

Funcionários daquela entidade realçaram que "as próximas horas serão cruciais para determinar as verdadeiras condições da estrutura hidraúlica (...) mas o fluxo de água deverá estancar em breve".

O diretor do Departamento, Bill Croyle, também garantiu que "a integridade da barragem não foi prejudicada pela danificação do descarregador", pelo que continuará a funcionar.

O Oroville é um dos maiores lagos artificiais da Califórnia.
Tópicos
PUB