Barragem em risco obriga à retirada de 180 mil pessoas na Califórnia

por RTP
Mais de um milhão de litros de água verteram de um descarregador danificado na Barragem Oroville, na Califórnia, Estados Unidos Max Whittaker - Reuters

Danos na maior barragem dos Estados Unidos, situada no norte da Califórnia, levaram as autoridades a deslocar mais de 180 mil pessoas. Os serviços de emergência classificaram o desastre como “potencialmente catastrófico”.

Uma brecha no principal descarregador da barragem de Oroville suscitou preocupações com as comunidades a jusante da albufeira e obrigou o governador da Califórnia, Jerry Brown, a emitir uma ordem de emergência.De acordo com a imprensa local, cerca de 250 agentes da polícia estão a coordenar a movimentação dos habitantes.

Segundo a polícia local, a evacuação trata-se de "uma medida de prevenção essencial", já que os danos no sistema hidráulico poderão resultar em "grandes e descontroladas libertações de água", culminando em cheias, deslizamento de terras e destruição de habitações.

As autoridades já ordenaram a retirada dos residentes nas localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte.



"Prefiro estar a salvo (...) prefiro que as pessoas se desloquem desta área para outra em segurança", referiu o chefe da polícia californiana, Kory Honea, em declarações à imprensa.

Foram instalados vários centros de acolhimento a cerca de 30 quilómetros de Oroville.

Desde domingo que helicópteros lançam sacos de pedras e cimento sobre pontos estratégicos da barragem, numa tentativa de conter as fugas de água e reduzir o alcance de potenciais inundações na região.



Após anos de seca severa, o nível de água do reservatório aumentou substancialmente nos últimos dias, devido às fortes chuvas e à neve, o que tem dificultado a ação das autoridades.

De acordo com as últimas informações do Departamento de Recursos Hídricos, é possível que a crise seja evitada, pois "os danos não estão a avançar tão rapidamente como se pensava".

Funcionários daquela entidade realçaram que "as próximas horas serão cruciais para determinar as verdadeiras condições da estrutura hidraúlica (...) mas o fluxo de água deverá estancar em breve".

O diretor do Departamento, Bill Croyle, também garantiu que "a integridade da barragem não foi prejudicada pela danificação do descarregador", pelo que continuará a funcionar.

O Oroville é um dos maiores lagos artificiais da Califórnia.
Tópicos
pub