Cabo Verde registou três casos de dengue em dezembro

por Lusa

Praia, 06 jan (Lusa) - Cabo Verde registou em dezembro três casos de dengue no concelho da Praia, revelou hoje o delegado de Saúde da capital, Domingos Teixeira, citado pela agência de notícias cabo-verdiana Inforpress.

Segundo o delegado de Saúde da Praia, os casos foram notificados no final do mês de dezembro e já confirmados após análises feitas pelo Instituto Pasteur de Dacar, no Senegal.

Ao que tudo indica, segundo o responsável, trata-se de casos contraídos localmente, uma vez que as pessoas infetadas indicaram não ter saído do país.

Responsáveis e profissionais de saúde estão hoje reunidos, na cidade da Praia, num encontro que visa fazer uma revisão das informações relativas ao dengue, bem como analisar o reforço de medidas de alerta e vigilância das doenças transmitidas por mosquitos.

Domingos Teixeira adiantou que os serviços de saúde estão em alerta e atentos aos doentes que chegam com sintomas suspeitos de serem compatíveis com a doença.

Segundo o responsável, na segunda-feira a Delegacia de Saúde da Praia vai iniciar nas diferentes comunidades uma "intervenção em massa", visando diminuir a densidade populacional de mosquitos.

Cabo Verde registou em 2009 uma epidemia de dengue com mais de 21 mil casos suspeitos, com a evolução de mais de 170 para febre hemorrágica e o registo de seis mortes.

Em 2010, o país teve mais de 300 casos de dengue, na maioria nos concelhos da Praia (Santiago) e São Filipe (Fogo), mas desde 2011 não se registavam casos de dengue no arquipélago.

O dengue é transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão da febre-amarela, chikungunya e Zika.

Entre finais de 2015 e meados de 2016, Cabo Verde registou uma epidemia de Zika, tendo-se registado mais de 7.500 casos suspeitos e 15 casos de microcefalia em bebés associada ao vírus.

Tópicos
pub