Ceramista portuguesa premiada em Londres pelo segundo ano consecutivo

por Lusa

Uma parede de azulejos, numa residência particular na Ericeira, em Portugal, deu à ceramista portuguesa Maria Ana Vasco Costa, pelo segundo ano consecutivo, um dos Prémios de Design de Superfícies, que foram hoje atribuídos em Londres.

Maria Ana Vasco Costa, vencedora em 2016, voltou a vencer na categoria de interiores dos prémios "Surface Design Awards", atribuídos hoje.

O trabalho, o único dos cinco com que concorreu a ser escolhido, consiste no uso de azulejos vidrados em três dimensões, em forma de losango, de cor azul do mar.

"A variação das diferentes dimensões geram ritmos e uma geometria na parede", descreveu a artista à agência Lusa.

O projeto é, mais uma vez, feito em conjunto com o arquiteto João Tiago Aguiar, com o qual também fez a parede de azulejos para o Restaurante Loco, em Lisboa, que no ano passado foi distinguida em Londres.

Em declarações à Lusa, hoje, após o anúncio do prémio, Maria Ana Vasco Costa mostrou-se surpreendida e satisfeita.

"Atualmente, não há ninguém a trabalhar desta forma em Portugal", afirmou, resumindo o seu trabalho como "uma intervenção artística com técnicas tradicionais".

Os azulejos são produzidos de forma artesanal em fornos a gás, com vidrados que usam apenas óxidos naturais e não corantes artificiais, e produzidos à medida para cada projeto.

"Basta uma alteração de temperatura para provocar uma variação de cor. Isto permite que todos sejam obras únicas", indicou.

Os prémios, disse, "são um reconhecimento e dão segurança à minha ideia". "A cerâmica tem um potencial enorme", enfatizou.

A também portuguesa Cândida Wigan, finalista na categoria de estruturas temporárias.

Os "Surface Design Awards" fazem parte da exposição "Surface Design Show", que abriu na terça-feira e encerra hoje, dedicada ao design e materiais para revestimento de paredes interiores e exteriores.

Tópicos
pub