Cerca de 14 milhões de pessoas ameaçadas pela fome na África Austral

por Lusa
A seca prolongada que se faz sentir há vários anos na África Austral pode deixar à fome 14 milhões de pessoas em 2016, avisou o PAM. Feisal Omar - Reuters

Joanesburgo, 18 jan (Lusa) -- Cerca de 14 milhões de pessoas podem ficar sem comida suficiente em 2016 na África Austral devido à seca prolongada que há vários meses afeta a produção agrícola na região, advertiu hoje o Programa Alimentar Mundial da ONU.

À fraca colheita de 2014 seguiu-se uma seca ainda mais grave em 2015, provocada pelo fenómeno climatérico El Niño, afirma o PAM num comunicado em que considera que "a perspetiva é alarmante".

"O número de pessoas sem alimentos suficientes pode aumentar significativamente nos próximos meses à medida que a região entra na chamada estação de escassez, em que o armazenamento de alimentos é extremamente baixo", afirma o PAM.

"Os pequenos agricultores, responsáveis pela maior parte da produção e que dependem da sua própria produção para subsistir, estão especialmente vulneráveis", acrescenta.

Um dos países mais afetados pela falta de chuva é o Malaui, com 2,8 milhões de pessoas ameaçadas de fome, seguido de Madagáscar (1,9 milhões) e o Zimbabué (1,5 milhões), países onde as colheitas de 2015 representam metade das de 2014.

O PAM manifestou ainda preocupação com Angola, Moçambique, Lesoto e Suazilândia.

Os preços dos alimentos têm subido em toda a região. No Malaui, por exemplo, o milho subiu 73% em relação ao preço médio.

Na semana passada, a África do Sul anunciou que vai ter de importar metade da colheita média de milho -- seis milhões de toneladas -, depois de 2015 ter sido declarado o pior ano de seca no país em 112 anos.

Tópicos
pub