Cimeira do Clima começa em Paris

| Mundo
Cimeira do Clima começa em Paris

A Cimeira do Clima junta líderes de quase 200 países em Paris, em mais uma tentativa para travar o aquecimento global. A representar Portugal, estão o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Entrevistado telefonicamente pela Antena1, Matos Fernandes explicou que o governo português alinha ao lado da União Europeia, o bloco mais ambicioso nesta batalha diplomática pelo Ambiente.

Os cientistas defendem que o planeta está a atingir o limite e pedem com urgência ao poder político que encontre modos de reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa e que, dessa forma, evitem o aquecimento global para níveis que passem o ponto de não retorno.

A decorrer sob fortes medidas de segurança, decididas depois dos atentados de 13 de novembro na capital de França, que provocaram 130 mortos, a cimeira conta com as presenças dos presidentes dos Estados Unidos da América e da Rússia.

Ontem à noite, Barack Obama, acompanhado pelo congénere francês, François Hollande, estiveram junto à casa de espetáculos Bataclan, onde prestaram homenagem às vítimas dos atos terroristas.

Antes do início da reunião internacional, quase 300 pessoas foram detidas por terem violado a proibição de manifestações imposta pelas autoridades francesas, na sequência dos atentados de novembro. Houve também confrontos com a polícia.

A Cmeira do Clima termina no dia 11 de dezembro.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.