Comandantes da Frente al-Nusra fugiram da Síria

por Graça Andrade Ramos - RTP
Toda a região de Aleppo tem estado sob uma ofensiva do exército sírio para expulsar militantes islamitas e rebeldes Ammar Abdullah - Reuters

Fontes militares sírias afirmaram à agência de notícias Fars (ANF) que os combatentes da Frente al Nusra, fiel à al Qaeda, têm sofrido muitas baixas na zona de Aleppo, sob uma ofensiva concertada do exército sírio e de comandos das milícias xiitas libanesas do Hezbollah, com apoio aéreo russo.

A ofensiva está a obrigar vários membros das forças terroristas, até ao topo da hierarquia, a abandonar as suas forças e a refugiar-se do outro lado da fronteira.

"Avanços significativos do exército sírio e os seus aliados populares, apoiados por caças russos e sírios, nos arredores a norte da cidade de Aleppo, forçaram vários comandantes terroristas, incluindo o comandante da 16ª divisão em Bani, Zeid Abdul Khalip Hayati, a deixar para trás as suas forças e fugir da batalha para a fronteira turca para conseguir abrigos mais seguros", afirmaram as mesmas fontes.

Hayati demitiu-se de funções por "doença extrema", referem as fontes.

"Mais de 60 membros, sobretudo comandantes, da Frente al-Nusra e da Nouralddeen al-Zinki abandonaram uma enorme quantidade de equipamento logístico e maquinaria, saudita e turca, e fugiram da batalha em al-Lairamoun, Bani Zeid, al-Malaah e Castillo", acrescentaram.
Batalha quase ganha
O exército sírio confirmou ter cortado as rotas de abastecimento para as zonas rebeldes, disse a agência estatal SANA. O comunicado afirma ainda que todos os combatentes armados na zona leste de Aleppo podiam depor as armas em segurança.

"Uma das últimas linhas de suprimentos dos terroristas para fornecer armas e munições para Afrin, nos campos a norte de Aleppo, foi cortada pelas forças governamentais durante a operação de limpeza em al-Lairamoun e Castillo", cita por seu lado a ANF, apoiada em fontes militares.

"O encerramento das linhas de abastecimento é considerada uma das medidas principais para completar o cerco da cidade de Aleppo", acrescentou.

Na terça-feira outras fontes militares afirmaram que 95 por cento dos edifícios, empresas e fábricas da zona industrial de al-Lairamoun, na zona norte de Aleppo, estavam já sob controlo das forças governamentais sírias. Os restantes cinco por cento estavam sob uma barragem de mísseis e de granadas de morteiro.

"Mais de 50 terroristas estão cercados na fábrica Hamoud em al-Lairamoun e os combatentes do Hezbollah ainda estão a lutar com eles", referiram as mesmas fontes. Seis veículos armados dos militantes islâmicos foram ainda neutralizados pelo Hezbollah no terminal de autocarros de al-Lairamoun.

"O exército sírio está também a completar o cerco ao bairro de Bani Zeid e as forças governamentais também controlam as linhas de tiro do lado ocidental da estrada de Castillo".
pub