Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Costa demarca-se de Merkel sobre sanções à Rússia

por RTP
Fabrizio Bensch, Reuters

Não foi o único nem o primeiro, porque antes dele já o primeiro ministro italiano tinha dito que achava as sanções uma má ideia. Ainda assim, o primeiro ministro português marcou distâncias face à chanceler alemã.

Angela Merkel tinha admitido, à margem da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, que a União Europeia poderia adoptar sanções contra a Rússia pelo papel que está desempenhando na guerra civil síria.

Mas a declaração de Merkel viria depois a assumir foros de precipitação, ao antecipar uma tendência do Conselho que não foi exactamente essa. Com efeito, houve consenso entre os líderes europeus para condenarem a Rússia pelo bombardeamento de civis em Aleppo, mas não para optarem pelas sanções como forma de pressão.

À frente da contestação contra o método sancionatório, destacou-se o primeiro-ministro italiano. Na segunda linha, a apoiar as suas reservas, registou-se também a presença do primeiro-ministro português, António Costa, com o argumento de que é preferível um caminho de cooperação, e também com o de ser duvidosa a eficácia do mecanismo das sanções.
Segundo a Agência France Presse, o projecto de resolução inicialmente submetido aos 28 países membros do Conselho correspondia à declaração de Merkel e referia um possível recurso a "medidas restritivas complementares". Mas, na sequência das reservas suscitadas pela Itália, a resolução aprovada contém finalmente uma fórmula mais atenuada: "Todas as opções [estão] disponíveis, se continuarem as atrocidades".

A chanceler alemã, inconformada, declarou: "Eu também teria achado muito bem a formulação que estava inicialmente no texto (...) É por isso que eu considero [as conclusões finais] como o mínimo". Merkel referia-se à advertência feita à Rússia, acrescentando depois: "Seja como for, o caminho está traçado (...) para medidas contra todos os que, neste contexto, são os aliados da Síria e isso diz respeito potencialmente à Rússia"

Merkel retomou finalmente a formulação adoptada, mas mostrando a sua vontade de ir mais além; "Não retiro de cima da mesa nenhuma das opções, elas estão lá e nós dissemo-lo ontem em conjunto. É por isso que não tenho qualquer dúvida (...) de que poderemos lá voltar".
pub