Sobe para dez número de mortos no descarrilamento do TGV em França

por RTP
Vincent Kessler , Reuters

O descarrilamento de um TGV (comboio de alta velocidade) na região de Estrasburgo provocou este sábado 10 mortos, não havendo para já qualquer declaração oficial que relacione este incidente com os ataques da véspera na capital. Paris foi alvo de seis ataques à bomba e com armas de fogo, deixando um número de mortos que ascende aos 129. A histórica sala de espectáculos Bataclan, onde decorria um concerto, foi o local onde se registaram mais vítimas, pelo menos 80.

Pelo menos 129 pessoas morreram. Entre as vítimas encontra-se um cidadão português de 63 anos. Outras 352 pessoas ficaram feridas nos atentados levados a cabo por oito terroristas em Paris; 99 encontram-se em estado crítico.O TGV descarrilou na altura em que eram realizados ensaios perto de Estrasburgo, numa nova linha de alta velocidade no norte de Estrasburgo, França.

De acordo com a France Presse, o comboio de alta velocidade descarrilou esta tarde em Eckwersheim, causando pelo menos 10 mortos, um balanço que tem vindo a ser actualizado ao longo do dia.

A empresa dos Caminhos de Ferro de França avança que o TGV - que circulava apenas com técnicos a bordo - terá "descarrilado devido ao excesso de velocidade".
Mantém-se a Conferência do Clima de Paris
A Conferência do Clima, agendada para dentro de duas semanas, a 30 de novembro, "vai realizar-se", acaba de anunciar o ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

"Não, não, a COP21 vai realizar-se", respondeu Fabius quando questionado sobre se a conferência estava em risco. O MNE francês acrescentou que o encontro, que arranca com uma cimeira de chefes de Estado e de governo, "vai realizar-se com medidas de segurança reforçadas, mas é absolutamente indispensável contra a desregulação climática".

Apesar do clima de terror que se vive na capital francesa, fonte da Casa Brança garantiu já à France Presse que o Presidente norte-americano, Barack Obama, não tem qualquer intenção de faltar ao encontro.


c/ Lusa
Tópicos
pub