Estádio do Manchester United evacuado por causa de pacote supeito

por RTP
Reuters

O estádio Old Trafford, do Manchester United, foi evacuado por causa de um “pacote suspeito”, o que levou ao cancelamento do jogo com o Bournemouth, que seria realizado este domingo.

Cerca das 16h40 o pacote foi neutralizado, anunciou a polícia de Manchester num tweet.

"Última hora: uma explosão controlada acabou de se realizar dentro do estádio por especialistas de minas e armadilhas no Old Trafford", referia o tweet, prometendo mais informações.

A polícia afirma que solicitou o apoio da brigada de minas e armadilhas do exército, que se deslocou ao estádio.

Só pelas 18h20 através de um novo tweet da polícia se soube que o suposto engenho, descrito antes como "incrivelmente parecido com uma bomba autêntica", "não era viável".


O estádio foi vasculhado de cima abaixo.

O Daily Mail referia cerca das 16h20 que o objeto suspeito era um telemóvel ligado com arames a tubos de gás, descoberto nas casas de banho. Terá sido encontrado pela segurança do próprio Mancheter United, embora algumas fontes referiam que foi um espetador a descobrir o objeto.

Ao fim do dia soube-se que se tratava de um "objeto de treino" esquecido por uma empresa privada de segurança que há quatro dias efetuou no estádio exercícios com cães pisteiros.

Ao descobrirem o objeto, as autoridades emitiram um alerta de "Código Vermelho" a vinte minutos do encontro entre o Manchester United e Bournemouth, e ordenaram uma evacução parcial do estádio.

O resto do Old Trafford foi evacuado minutos depois e em seguida foi anunciado o anulamento do encontro, já que a polícia informou a direcção do United que levaria várias horas a ser garantido se o objeto era ou não explosivo. A notícia foi anunciada no Twitter.

A evacuação decorreu sem incidentes, apesar de alguns fãs que chegaram de autocarro depois da anulação do jogo terem protestado por não terem sido informados.

O vice-comandante da polícia de Manchester, John O'Hare justificou a evacuação do Old Trafford.

"Não tomamos estas decisões sem razão e fizemos isto hoje para garantir a segurança de todos os espetadores".

Os jogadores foram escoltados até aos carros e abandonaram o estádio individualmente. Ander Herrera assumiu que se notava alguma tensão e nervosimo nos balneários depois do alerta.

De salientar que este foi o único jogo da 38ª e última jornada da Liga inglesa de futebol que não será realizado à hora dos restantes jogos da última jornada, como ditam as regras.

O Manchester United ainda pode conseguir qualificar-se para a Liga dos Campeões e está dependente do resultado do Manchester City frente ao Swansea City, este domingo.

O clube joga ainda a final da Taça de Ingaterra no Crystal Palace no próximo sábado e ainda não se sabe quando o jogo de hoje contra o Bournemouth terá lugar.

Num comunicado publicado no Twitter, a Primeira Liga inglesa afirmou que iria procurar organizar o jogo anulado "tão cedo seja possível".

O jogo deverá realizar-se esta terça-feira às 19h00 anunciou a Liga Inglesa.
Tópicos
pub