Estados Unidos aprovam envio de armas para rebeldes sírios

por Lusa

Washington, 23 jul (Lusa) -- O Senado e a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovaram o envio de armas para os rebeldes sírios, segundo o jornal The Washington Post.

De acordo com o diário, que cita fontes legislativas e executivas, esta aprovação significa que o Presidente dos EUA, Barack Obama, pode autorizar a CIA (agência central de informações de segurança) a ativar o já delineado programa de ajuda aos rebeldes sírios.

"O acordo permite que fundos que já estavam no orçamento da CIA sejam reprogramados para a `operação Síria`, ação dissimulada que o Presidente Obama aprovou no início de junho", explica o jornal.

"A infraestrutura para o programa, que inclui formação, logística e assistência em informações secretas -- na maioria com origem na Jordânia - já está montada e as armas começarão a chegar nas próximas semanas", acrescenta o periódico.

De acordo com as fontes citadas pelo The Washington Post, Senado e Câmara de Representantes reuniram-se à porta fechada na semana passada para discutir os planos do Governo.

O consenso entre as duas câmaras do Congresso foi conseguido "depois de muita discussão e análise", anunciou, em comunicado, o presidente do Comité de Informações de Segurança da Câmara de Representantes.

Mike Rogers frisou, porém, que continua com dúvidas sobre "a firmeza" e "as hipóteses de êxito" dos planos da Administração de Barack Obama para a Síria.

Alguns deputados consideram o impacto do plano no terreno insuficiente e defendem que os EUA prestem apoio aéreo aos rebeldes.

Com o apoio da maioria dos cidadãos dos EUA -- segundo demonstram as sondagens --, outros deputados opõem-se a qualquer forma de intervenção militar na guerra civil síria, que há mais de dois anos opõe forças rebeldes ao regime de Bashar al-Assad, tendo causado já mais de 93 mil mortos, segundo dados das Nações Unidas.

Tópicos
pub