Férias na Síria? Veja o vídeo lançado pelo Ministério do Turismo do país que está em guerra

por Cristina Sambado - RTP
Pôr-do-sol na praia de Tartus Khaled al-Hariri - Reuters

O Ministério do Turismo da Síria lançou na quarta-feira, no YouTube, um vídeo promocional, da cidade costeira de Tartus, a convidar os turistas a visitar este país do Médio Oriente.

O vídeo divulgado no YouTube, com dois minutos de duração, intitulado “Siria Always Beautiful” (Síria sempre bonita), mostra dezenas de pessoas a gozarem as águas quentes do Mediterrâneo, na praia de Latakia. As imagens já foram vistas mais de 100 mil vezes.



A cidade de Tartus está situada a 160 quilómetros de Damasco e a 30 quilómetros da fronteira com o Líbano. Tem o segundo maior porto do país e é considerada pelos sírios como um destino balnear. A cidade é também conhecida por albergar a única instalação naval russa em mar aberto.
Cinco anos de guerra civil
No entanto, o vídeo não faz qualquer referência à guerra civil que o país está a viver desde 2011. Em fevereiro, os números oficiais apontavam para mais de 470 mil mortos e cerca de 4,8 milhões de refugiados.



A 23 de maio, a cidade de Tartus, promovida no vídeo, foi alvo de uma série de atentados que provocaram mais de 140 mortos e centenas de feridos.

Os confrontos entre os rebeldes, o Estado Islâmico e o regime de Assad destruíram grande parte das belezas naturais e arquitetónicas do país.

Antes de rebentar a guerra civil, em 2011, a Síria recebia mais de 8,5 milhões de turistas por ano. Atualmente, a companhia área Syrian Air tem apenas um avião em funcionamento e as restantes linhas aéreas evitam sobrevoar o país.

Um comunicado publicado na página oficial do Facebook do Ministério do Turismo da Síria afirma no entanto que, no último ano, o número de turistas no país aumentou 30 por cento.
Tópicos
pub